DA REDAÇÃO
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) lamentou a possível extinção do tradicional Partido da Social Democracia Brasileira, que vem sendo discutida a nível nacional nas últimas semanas. Para o parlamentar, que já foi prefeito de Cuiabá por dois mandatos sob a sigla, o PSDB é o partido mais importante do país nas últimas cinco décadas.
“Lamentável. Na minha opinião, o PSDB é o partido que mais contribuiu com o Brasil nos últimos 50 anos. O partido que fez o Estatuto da Cidade, o maior volume de privatizações da história, popularizou a telefonia móvel, criou a Lei de Responsabilidade Fiscal, renegociou as dívidas dos agricultores através da securitização, criou a Lei Kandir, consolidou o Plano Real. O desaparecimento do PSDB no Brasil mostra que o Brasil continua sendo o Brasil”, disparou o deputado, que deixou a sigla em 2022 para ter mais chances de se reeleger na última eleição estadual.
Diante do desgaste eleitoral dos últimos anos, o presidente nacional da legenda, Marconi Perillo (PSDB), admitiu a possibilidade de fusão com outros partidos. Os principais cotados foram o MDB e o PSD. Segundo os próprios correligionários, a polarização entre PT e PL acabou por “engolir” o PSDB.
No entanto, em uma afirmação feita ao portal O Tempo, na tarde desta quarta-feira (12), Perillo voltou atrás, rejeitou a fusão e disse que interromperia as conversas sobre o assunto. A decisão, conforme ele, foi tomada “em respeito ao legado do PSDB” e aos filiados.
Em Mato Grosso, três gestores estaduais já governaram sob a sigla. Foram eles: Dante de Oliveira (1995 - 2002), Rogério Salles (2002 - 2003) e Pedro Taques (2015 - 2019).
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.