DA REDAÇÃO
Luiz Alves/Secom
Após um mês de atraso, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) assinou finalmente a notificação que o adverte do trâmite da votação do relatório das contas da prefeitura referente ao exercício de 2022 do emedebista, que tem parecer pela reprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A notificação ocorreu nesta sexta-feira (22). Na ocasião, ele também foi notificado da comissão processante que o investiga por supostos atos de corrupção na Saúde de Cuiabá. A investigação pode levar a sua cassação
Com a notificação recebida, Emanuel tem quinze dias úteis para apresentar defesa e se contrapor ao parecer do TCE. O prazo começa a contar a partir da próxima segunda-feira e deve se encerrar no dia 16 de abril.
Leia mais:
Comissão dá mais 15 dias para Emanuel se defender de contas reprovadas
De acordo com a comissão, a defesa de Emanuel questionou as duas formas de notificação anteriores e apontaram que elas não eram válidas. Os vereadores da Comissão oficializaram junto ao Palácio Alencastro, por meio de protocolo, além de terem enviado pelo WhatsApp do prefeito.
O parecer pela reprovação das contas chegou na Câmara no final de dezembro do ano passado. Após 43 dias encostado, ele foi lido em sessão plenário do dia 2 de fevereiro, data que abriu o ano legislativo de 2024. A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária decidiu dar o encaminhamento no parecer apenas após as festas de Carnaval.
A Câmara tem um prazo de 60 dias, depois da leitura em sessão, para votar o parecer pela rejeição das contas. Com o protelamento do legislativo e a notificação atrasada, eles irão extrapolar o prazo. A reprovação das contas pela Câmara Municipal pode tornar Emanuel inelegível.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.