DA REDAÇÃO
Câmara de Cuiabá
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) afirmou na sessão desta terça-feira (22) que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) fez uma piada capacitista com pessoas com deficiência intelectual ao falar que a oposição não tem nível cultural e possui "limite intelectual".
"Quando ele diz que temos problemas de cognição intelectual, ele faz uma brincadeira capacitista. Ele é um prefeito, um gestor. Isso não é engraçado", disse em discurso na tribuna na manhã desta terça-feira (22).
Na última semana, Emanuel fez essas afirmações para falar que a oposição não sabe o que é apropriação indébita, no caso do projeto de lei dele que busca parcelar dívidas de mais de R$ 165 milhões da prefeitura com a União.
Maysa aponta que a fala do prefeito é um desrespeito não só aos vereadores, mas também contra as pessoas que sofrem dessa condição.
"Como [chefe] do Executivo, ele deveria entender que não é brincadeira falar sobre cognição. Falar sobre cognição intelectual é um desrespeito conosco vereadores e com quem tem deficiência intelectual. Justamente nessa semana, ele deveria recobrar a consciência da postura de gestor", criticou.
Nesta semana, a Associação de Pais e Amigos (Apaes) organizou uma série de eventos para conscientização dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Leia mais:
Emanuel nega apropriação de R$ 165 milhões e ataca oposição
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.