DA REDAÇÃO
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jair Bolsonaro ainda não decidiu se dará apoio a candidatos em MT
A base de apoio mais fiel ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em Mato Grosso tem torcido, muitas vezes de maneira aberta, por uma neutralidade dele nas eleições no Estado.
Os bolsonaristas querem que o presidente não declare apoio a nenhuma candidatura majoritária - Senado e Governo do Estado.
O governador Mauro Mendes (UB) tem se aproximado de Bolsonaro nos últimos meses, mas a base do presidente tem objeções à reeleição dele. Ainda sonham em lançar um nome alternativo, mais à direita.
Para o Senado, há uma briga acirrada entre vários candidatos que puxam votos de parte dos eleitores de Bolsonaro: Wellington Fagundes (PL) já é senador e vai à reeleição pelo partido do presidente, o deputado federal Neri Geller (PP) é da base fiel na Câmara, e o deputado José Medeiros (PL) teve palavra afiançada pelo presidente, mas pode desistir. Antônio Galvan (PTB) também corre por fora.
A neutralidade de Bolsonaro pode propiciar uma disputa mais "justa" entre os bolsonaristas, mas também pode ser uma cilada. Como na eleição suplementar de 2020, um excesso de candidaturas mais à direita pode fragmentar a votação e eleger um senador de outro campo político. Há dois anos, Mato Grosso elegeu Carlos Fávaro (PSD).
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.