DA REDAÇÃO
Reprodução
O advogado Marcus Vinicíus Borges, que defende Edgar Ricardo de Oliveira, um dos atiradores da chacina com sete mortes após uma aposta de sinuca em Sinop, criticou o sotaque cuiabano durante uma entrevista.
No vídeo, Marcus Vinicius comemora o fato de soar como os cariocas, emulando o sotaque dos moradores do Rio de Janeiro.
"Ainda bem que eu não tenho o sotaque de onde eu nasci, que é Cuiabá, graças a Deus nós de fato temos bastante convivência no Rio de Janeiro, onde temos uma boa área de atuação lá e acaba puxando, o xis vem com nós de volta para o MT", afirmou o advogado.
Alvo de preconceito, principalmente dos "paus rodados" que usufrem do trabalho e da riqueza do estado, o sotaque ou linguajar cuiabano é uma das mais ricas manifestações culturais de Mato Grosso e do Brasil.
Leia mais:
Cheque sem fundo, madeira ilegal e assalto a posto: a ficha criminal do assassino de Sinop
Formado pela confluência da língua Bororo com o português e sob sutil influência da língua espanhola vinda da fronteira, o sotaque é resultado de uma amálgama cultural que formou um jeito de falar completamente ímpar. Trata-se de um sotaque belo, musical e profundamente interessante.
Os mesmos eleogios talvez não possam ser tecidos ao "doutor" Marcus Vinicius Borges, que responde a ação proposta pelo Ministério Público Estadual por cobrar valores a mais de seus clientes sob a justificativa de pagamento de propina para policiais. O advogado nega as acusações, no seu mais elaborado sotaque carioca.
VEJA VÍDEO
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Eliane Rosa 23/03/2023
E eu aqui me esforçando para falar o sotaque cuiabano, que eu particularmente acho muito top... cada uma héin.
Jose 27/02/2023
Vc no mundo jurídico quem é, pois em Cuiabá vc não despontou, no rio menos não tem sotaque e quer ser o que não carioca Cuiabá se vc não conhece Dro. É referência no mundo e Mato Grosso tem o maior PIB do Brasil sotaques é cultura da nossa gente vc apareceu na mídia agora por causa, que repercutiu nacionalmente esse caso senão vc seria uma incógnita ainda.
Luiz Eduardo P. Arruda 26/02/2023
Melhor seria se ficasse quieto, como bode em canoa.
Alberí 26/02/2023
Não sou Cuiabano mas amo essa gente maravilhosa que nasceu e mora em Cuiabá. Nos quase trinta anos que morei no Mato Grosso, respeitei e fui sempre muito respeitado. Idiota sempre será idiota. Todo Cuiabano tenha orgulho de ser Cuiabano.
Valdino Domingos da Silva 25/02/2023
esse é um coitado primeiro tem que aprender o significado da palavra cultura no Brasil cada linguajar tem seu valor cultural
Korotowi Taffarel Ikpeng 25/02/2023
Advogado de verdade não tem esse atitude. Respeita MT e sua cultura e dialéto Cuiabano.
Wender 25/02/2023
Advogado de bandido desse nível ja era pré se esperar o nível que ele está também, nem da pra relevar tamanha idiotice, nascer aqui que já seria tamanho orgulho. Aí criticar onde vive, trabalha e ganha dinheiro, apenas pelo fato do línguajar. Nada sou cuiabano, mas amo essa terra e odeio babacas como você. Volta pro rio idiota.
Claudia Tavares 25/02/2023
Não sou Cuiabana, mais amo essa cidade como se fosse. E respeito demais esse povo. Fala mal da língua e come daqui. Faz um favor, " VAZA PRO RIO FIO".
Jovanice da Silva Pedroso 25/02/2023
Realmente Cuiabá não merece ter, um tipinho arrogante como ele , acredito que nem o Rio de Janeiro . E ele mora aqui?
Dilza Soares Mendes 25/02/2023
Tem que ser mesmo muito soberbo, não adianta ter diploma se não sabe valorizar a cultura/história de um lugar, ainda mais de onde ele nasceu. Quando é assim,não sabe nem definir o significado da palavra "cultura."
Rodiroco Montegomery Silveira 25/02/2023
Rapáx, cuspiu pra cima e voltou na testa... Se achando, iludido que tá pensando que carioca vale+ que a raíz cuiabana pantaneiro. Aqui é humildade xomanu, não arrogância. Aqui é saber ser irmão manu véi, não se achar mais que os outros. Pelo visto tá na cara sua estirpe. Fica por lá mermo! ????
Marilene Silva de Oliveira 25/02/2023
Muito bacaca!!! Cuspir no prato q comeu....
12 comentários