ALLAN PEREIRA
Da Redação
Em sessão plenária desta quinta-feira (14), os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá decidiram manter o título de cidadão cuiabano do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), apesar da maioria dos parlamentares serem favoráveis a medida.
O projeto de decreto legislativo nº 25.796 recebeu 13 votos sim, 4 não e três abstenções - veja como votou cada vereador ao final da matéria.
Para ser revogado o título, o projeto precisava de dois terços da Câmara, que dá 16 vereadores.
Leia mais:
Vereadores aprovam parecer para revogar título de cidadão cuiabano de deputado
A revogação do título se dá depois da vereadora Maysa Leão (Republicanos) relatar ameaças de estupro por conta de um vídeo publicado, no final de agosto, nas redes sociais de Cattani.
Maysa acusa o deputado de ter recortado um vídeo de uma entrevista de podcast com ele, deturpado sua fala dando a entender que ela defende estupradores e incitado seu eleitorado ao crime de ódio. Ela respondia a uma pergunta sobre castração química para acusados de estupro e se posicionou contra a medida. A vereadora acionou Cattani na Assembleia e na Justiça.
Na última semana, os vereadores aprovaram o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Hoje, eles votaram o projeto em si. Antes da votação, a vereadora Maysa Leão pediu apoio dos colegas para revogar o título de cidadão cuiabano de Cattani.
“Hoje, eu vivo uma questão muito profunda, emblemática e simbólica para essa Capital com o deputado Gilberto Cattani. Todos os movimentos sociais estão assistindo esse momento, em que essa Casa tem oportunidade de dar uma resposta a Cattani, que ele não pode fazer o que quiser. Ele não está em cima da lei”, disse.
Reprodução/Youtube
Após o resultado da votação, o autor do PDL, vereador Luís Cláudio (PP), lamentou o resultado e disse que Cattani “é um violentador dos direitos das mulheres em Mato Grosso”.
“Infelizmente, não será esse título que irá pará-lo. O que pararia esse cidadão era sua cassação na Assembleia. Por muito menos a nossa república brasileira, os nossos deputados foram cassados. Espero, mesmo, que a Assembleia faça o seu dever de casa expurgando os seus pares que ataca as mulheres”, destacou.
Sem conseguir a quantidade necessária de votos, o projeto para revogar o título de cidadão cuiabano de Cattani será arquivado.
Votos dos vereadores
- Votos SIM
Chico 2000 (PL)
Eduardo Magalhães (Republicanos)
Edna Sampaio (PT)
Dilemário Alencar (Podemos)
Michely Alencar (União Brasil)
Maysa Leão (Republicanos)
Prof. Mário Nadaf (PV)
Demilson Nogueira (PP)
Rogério Varanda (MDB)
Luís Cláudio (PP)
Rodrigo de Arruda e Sá (Cidadania)
Fellipe Corrêa (Cidadania)
Sargento Joelson (PSB)
- Votos NÃO
Wilson Kero Kero (Podemos)
Adevair Cabral (PTB)
Marcus Brito (PV)
Jeferson Siqueira (PSD)
- ABSTENÇÕES
Dr. Ricardo Saad (PSDB)
Cezinha Nascimento (União Brasil)
Didimo Vovô (PSB)
- AUSENTES
Sargento Vidal (MDB)
Lilo Pinheiro (PDT)
Dr. Luiz Fernando (Republicanos)
Kássio Coelho (Patriota)
Paulo Henrique (PV)
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.