LETICIA AVALOS
DA REDAÇÃO
Representante do Fórum Sindical de Mato Grosso, Carmem Machado, concordou com a Revisão Geral Anual (RGA) de 4,83%, proposta pelo Governo do Estado. O valor da reposição inflacionária foi definido com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
"Está pacificado. Os servidores estão aqui demonstrando mais uma vez a sua disponibilidade em sentar a mesa e negociar de forma técnica e republicana. Neste sentido, o índice proposto pelo Governo está aceitado e será aprovado por unanimidade", frisou a sindicalista antes da votação da RGA em plenário.
Para ela, após a votação da RGA, deputados e as categorias deverão buscar estreitar o diálogo com o Governo do Estado. Isso porque, os servidores reivindicam o pagamento das RGAs referente a anos anteriores.
"Queremos que seja constituido uma mesa temática junto aos servidores públicos e nesse sentido, a Federação tem total capacidade jurídica, política e administrativa para representar a categoria para que a gente encontre soluções plausíveis e de consenso e capaz de entender não só as necessidades dos servidores públicos, mas sobretudo cumprir com a questão que o Governo coloca que é sua responsabilidade prudencial", pontuou.
Leia mais:
AL descarta aumentar índice da RGA, mas admite discutir perdas de anos anteriores
Segundo Machado, uma das possibilidades é a Assembleia convidar os secretários de Planejamento e Fazenda para apresentar os números das finanças do Estado e avaliar a possibilidade de avanços na questão salarial. "Nós também temos números e os números mostram que estamos muito longe dos limites prudencial. Portanto, é preciso pensar em alternativas para fazer com que os passivos dos anos anteriores sejam recompostos", assinalou.
Por fim, o funcionalismo reivindica que a questão tenha uma legislação específica para que seja evitado desgastes anuais sobre o tema. "Queremos uma legislação com índices específicos e de acordo com a realidade de Mato Grosso para que todos os anos a gente não tenha esse desgaste, que é um desgaste desnecessário" .
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Vandelci 22/01/2025
Lembram daquela cena do filme \"O Gladiador\", onde o filho do Cesar chega atrasado e pergunta ao pai \"perdi a batalha?\" E o pai responde \"Você perdeu a guerra\". Pois é, essa é Janaina Riva na defesa dos trabalhadores!
1 comentários