ARIELLY BARTH
DA REDAÇÃO
Mato Grosso está enfrentando uma seca histórica, com longos períodos sem chuvas significativas, e também lida com incêndios florestais que afetam tanto áreas urbanas quanto rurais. Em resposta a essa crise, diversas cidades têm decretado estado de emergência, incluindo os municípios de Nova Monte Verde e Porto Estrela, bem como Juruena, localizada no bioma amazônico.
Os decretos publicados na semana passada permitem que os municípios administrem a situação por meio de medidas restritivas, facilitando as ações dos órgãos responsáveis e dispensando as licitações para a aquisição de bens essenciais para a resposta emergencial.
Em Nova Monte Verde, foi proibido o uso de água tratada para a lavagem de fachadas, calçadas e veículos, além do uso de mangueiras e da substituição da água de piscinas, até que o abastecimento seja normalizado.
Leia mais:
Cuiabá pode ter chuva na 2ª e 3ª; "calorão" volta na quarta
Porto Estrela, por sua vez, informou que mais de 60 mil hectares, o equivalente a 30% do território do município, foram devastados pelos incêndios, afetando várias comunidades e propriedades rurais.
Em Juruena, além de proibir o uso de água para fins não essenciais, o decreto autoriza a convocação de voluntários para apoiar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta emergencial.
Os decretos entraram em vigor imediatamente após suas publicações. Conforme o Clima Tempo, não deve chover nos próximos dias em nenhum dos três municípios.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.