ALLAN PEREIRA
Da Redação
O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) foi escolhido por seus pares para presidir a Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR), na manhã desta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
A Comissão de Constituição é considerada a mais importante das 15 existentes no legislativo mato-grossense por dar pareceres favoráveis ou contra aos projetos de leis em trâmite na Assembleia. É a comissão que define quais projetos são considerados constitucionais ou não e podem prosperar dentro do legislativo estadual.
Júlio Campos foi escolhido depois de ter se colocado como virtual candidato "alternativo" contra Eduardo Botelho e Max Russi (PSB). No meio das negociações, Campos conseguiu abocanhar uma das vagas mais desejadas dentro do legislativo, depois das principais posições da Mesa Diretora.
Além de Júlio na presidência, a CCJR vai ser composta pelos deputados Faissal (Cidadania), Diego Guimarães (Republicanos), Sebastião Rezende (União Brasil) e Thiago Silva (MDB).
Os parlamentares também aproveitaram para definir os blocos parlamentares. Serão cinco blocos ao todo. Na legislatura anterior, tinham sido três - veja composição abaixo.
Conforme determina o regimento interno da AL, o líder de cada bloco indica os membros das comissões permanentes existentes na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e também para composição do Colégio de Líderes.
O presidente da Assembleia, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), deu ordem para que os blocos indiquem os membros das comissões em até 24 horas.
Na ALMT, há atualmente 15 comissões permanentes. Entre as competências delas, está discutir e votar projetos de lei que dispensam a competência do Plenário, dar parecer sobre as proposições referentes aos assuntos de sua especialização e realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil.
Já o Colégio de Líderes é integrado por todos os líderes de bancada e de bloco parlamentar com representação na Assembleia Legislativa e presidido pelo presidente da Casa.
Blocos parlamentares da Assembleia Legislativa:
- Bloco Experiência e trabalho:
- Wilson Santos (PSD) - líder;
- Nininho (PSD);
- Diego Guimarães (Republicanos);
- Valdir Barranco (PT);
- Lúdio Cabral (PT);
- Bloco Direita Democrática:
- Elizeu Nascimento (PL) - líder;
- Faissal Calil (Cidadania);
- Cláudio Ferreira (PTB);
- Gilberto Cattani (PL);
- Bloco MDB:
- Janaína Riva (MDB) - líder;
- Thiago Silva (MDB);
- Juca do Guaraná (MDB);
- Doutor João (MDB);
- Bloco PSB:
- Dr Eugênio (PSB) - líder;
- Max Russi (PSB);
- Fábio Tardin (PSB);
- Valmir Moretto (Republicanos);
- Bloco Governista
- Dilmar Dal Bosco (União Brasil) - líder;
- Júlio Campos (União Brasil);
- Sebastião Rezende (União Brasil);
- Eduardo Botelho (União Brasil);
- Carlos Avallone (PSDB);
- Paulo Araújo (PP);
- Beto Dois a Um (PSB);
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.