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POLÍTICA Quinta-feira, 20 de Abril de 2023, 08:47 - A | A

20 de Abril de 2023, 08h:47 - A | A

POLÍTICA / NOVA ROTA DO OESTE

Governador define engenheiro no comando da concessão da BR-163

Primeiro trecho a ser duplicado, no prazo de 30 dias, será de 86 km entre o Posto Gil e Nova Mutum

MIKHAIL FAVALESSA E ALLAN PEREIRA
Da Redação



O engenheiro Luciano Uchoa Carneiro da Cunha será o diretor da concessão da BR-163, depois da compra pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) na noite de quarta-feira (19), em entrevista à imprensa em evento no Palácio Paiaguás.

Luciano é atualmente diretor de engenharia da Concessionária Rota do Oeste (CRO), que já administra a BR-163 entre Rondonópolis e Sinop. A participação da Odebrecht Transport (OTP) na concessão será comprada pela MT Participações S/A (MT Par), empresa controlada pelo Governo do Estado.

Na terça-feira (18), o Governo do Estado transferiu cerca de R$ 400 milhões para o fundo de compra com o objetivo de assumir as dívidas da CRO com bancos como Caixa Econônica Federal, Banco do Brasil, Itaú BBA, Pine, entre outros. O total dos débitos é de R$ 920 milhões, e a negociação com aval do Tribunal de Contas da União (TCU) garantiu o pagamento de 50% das dívidas à vista para que a transferência seja concluída.

Leia mais:

Rota do Oeste deixará cerca de R$ 1 bilhão em dívidas para MT Par

Cidinho pode comandar empresa da concessão da BR-163

O TCU ainda precisa julgar dois procedimentos, sob relatoria dos ministros Augusto Nardes e Vital do Rêgo. Pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela CRO com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os processos precisam ser suspensos durante a vigência do TAC e administração da MT Par, e serão extintos sem julgamento do mérito caso a MT Par cumpra todos os termos do acordo.

"Isso é importante porque essa rodovia tem uma tarifa muito baixa, uma das menores do Brasil, o que é bom para o usuário da BR-163, mas ela torna esse projeto muito delicado sob o ponto de vista financeiro. Por isso, o mercado ficou dois anos ciscando em volta e não comprou a ideia. Os médios e grandes grupos, nacionais e internacionais, analisaram esse ativo e não compraram, porque tinha uma margem muito apertada. O governo está entrando, o governo não precisa ter lucro nessa operação, não podemos ter prejuízo, e o grande lucro vai ser salvar vidas, melhorar a logística, porque a BR-163 é e será sempre a rodovia mais importante de Mato Grosso porque ela liga 70% dos cidadãos que estão nas cidades no seu entorno", defendeu o governador na entrevista.

Luciano da Cunha será o diretor-geral da nova companhia e vai responder ao Conselho Administrativo da companhia, que terá seus membros também indicados pelo governador. Mauro adiantou há algumas semanas que o Estado deve criar a MT Concessões, uma autarquia ligada ao governo para administrar essa e outras eventuais concessões sob a tutela do governo. A chefia da autarquia, especula-se, seria do ex-senador e empresário Cidinho Santos (PP).

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