Sábado, 11 de Janeiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 11 de Janeiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Sábado, 11 de Janeiro de 2025, 09:12 - A | A

11 de Janeiro de 2025, 09h:12 - A | A

POLÍTICA / SUPERLOTAÇÃO

Estado vai adquirir materiais para realizar cirurgias e desafogar HMC

Governador afirmou ainda que planeja executar expansão da unidade em parceria com a prefeitura

DA REDAÇÃO



Na tarde desta sexta-feira (10), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhado do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, realizou uma série de visitas técnicas a locais estratégicos da capital. Entre os destinos esteve o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), a maior unidade hospitalar do Estado e referência em ortopedia. O objetivo das visitas foi avaliar as condições físicas, estruturais e operacionais de três das principais instituições públicas de Cuiabá.

Durante a inspeção no HMC, o governador anunciou a realização da compra emergencial das OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), com o objetivo de garantir que os pacientes internados na unidade sejam operados o quanto antes. A medida busca desafogar o hospital, que atualmente enfrenta um quadro de superlotação e longas filas de espera para a realização de cirurgias, devido à falta de recursos para a aquisição dos materiais cirúrgicos necessários.

O prefeito anunciou ainda um importante projeto, a expansão do hospital por meio da incorporação do antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o antigo PS. “O HMC é uma obra importante. Temos um projeto de expandi-lo, trazendo o antigo Pronto-Socorro para complementar as operações do hospital. Esse é um passo muito significativo para a saúde pública de Cuiabá e para todo o Estado de Mato Grosso”, declarou Brunini.

Leia mais:

Mauro e Abílio celebram parceria para 'recuperar Cuiabá do caos'

Durante a vistoria, Abilio mencionou que a antiga administração frequentemente atribuía problemas do HMC à falta de repasses do Governo do Estado. No entanto, segundo Abilio essa narrativa desconsiderava questões de má gestão e corrupção. Abilio constatou ainda que a situação do hospital é realmente preocupante. "Podemos verificar que a maioria dos setores do hospital estão lotados com pacientes que aguardam por cirurgias simples, porque as empresas contratadas pela antiga gestão não conseguem realizar nem mesmo as cirugias de menor custo", pontuou Brunini.

“A antiga gestão colocava a culpa no governo do Estado, dizendo que não enviava recursos, enquanto o hospital atendia pacientes de todo o Mato Grosso. Mas o governador estava certo em não investir numa administração tão corrupta e duvidosa. Agora, estamos trabalhando para mudar essa realidade, com responsabilidade e transparência”, afirmou.

Ao verificar a situação dos pacientes que aguardam na unidade por uma cirurgia, o governador anunciou que irá disponibilizar os recursos necessários para a compra emergencial das OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), que são materiais e insumos indispensáveis para a realização dos procedimentos cirúrgicos. "Estamos comprometidos em resolver esse problema o mais rápido possível. Sabemos que as OPMEs são essenciais para a realização das cirurgias, e não podemos permitir que pacientes aguardem indefinidamente e paguem pela incompetência da gestão passada", garantiu Mendes.

Leia mais:

Janaina avisa que sua candidatura ao Senado é consenso no MDB

A expansão do HMC é vista como uma iniciativa essencial para atender à crescente demanda por serviços de saúde na capital e no Estado, oferecendo melhores condições para pacientes e profissionais. O projeto ainda será detalhado e deve contar com o apoio do Governo do Estado. Durante a visita, Mendes destacou a entrega de quatro novos hospitais estaduais, que devem contribuir significativamente para a saúde pública da capital e ajudar a desafogar o HMC.

“Essas unidades vão ampliar a oferta de atendimento e redistribuir a demanda, garantindo um sistema de saúde mais equilibrado e eficiente para toda a população. Estamos comprometidos em ajudar a transformar o HMC em um complexo de saúde ainda mais eficiente, porque sabemos que a população merece um atendimento de qualidade e humanizado”, concluiu Mendes.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Empresário morre ao cair de apartamento no Goiabeiras, em Cuiabá
#GERAL
FALECIMENTO
Empresário morre ao cair de apartamento no Goiabeiras, em Cuiabá
Acusado de golpes na internet é preso com R$ 5 mil em MT
#GERAL
ESTELIONATO
Acusado de golpes na internet é preso com R$ 5 mil em MT
Caminhoneiro fica ferido em acidente na Serra de São Vicente
#GERAL
ENGAVETAMENTO
Caminhoneiro fica ferido em acidente na Serra de São Vicente
Rapaz perde controle de moto, bate em poste e morre em Cuiabá
#GERAL
TRÂNSITO
Rapaz perde controle de moto, bate em poste e morre em Cuiabá
Politec identifica primeiro dos 11 corpos encontrados em cemitério clandestino
#GERAL
CASO MACABRO
Politec identifica primeiro dos 11 corpos encontrados em cemitério clandestino
Funcionária de boate é estuprada por caminhoneiro em MT   
#GERAL
VIOLÊNCIA SEXUAL
Funcionária de boate é estuprada por caminhoneiro em MT  
Confira Também Nesta Seção: