Domingo, 22 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Domingo, 22 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Terça-feira, 29 de Junho de 2021, 17:15 - A | A

29 de Junho de 2021, 17h:15 - A | A

POLÍTICA / HOMOFOBIA

Edna recorre no TJ contra Cattani e Lúdio pressiona Conselho de Ética

Parlamentar bolsonarista fez publicações consideradas homofóbicas nas redes sociais

MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação



A vereadora Edna Sampaio (PT) protocolou, na segunda-feira (28), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, mandado de segurança no qual pede a suspensão da decisão liminar do Juizado Especial Cível e Criminal de Nova Mutum (267 km ao Norte de Cuiabá), em favor do deputado estadual Gilberto Cattani (PSL).

Na Assembleia, o deputado Lúdio Cabral, também do PT, apresentou requerimento sobre a situação do pedido de investigação feito ao Conselho de Ética pela seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do (OAB-MT). Lúdio pressiona para saber as providências tomadas.

Os dois casos tratam de publicações feitas por Cattani, nas quais afirma que ser gay seria uma escolha. O posicionamento foi considerado homofóbico pela OAB-MT e pela vereadora.

O juizado determinou a exclusão das publicações das redes sociais da vereadora, onde ela se refere à conduta homofóbica do parlamentar.

No mandado, a vereadora pede a intimação do Ministério Público Estadual e do deputado, e solicita a cassação da decisão judicial, considerando-a "irrazoável e ilegal".

Irrazoável porque o deputado, ao mesmo tempo defende o direito de ser homofóbico e questiona o fato de ser chamado de homofóbico.

“Não há razoabilidade na decisão judicial objeto deste writ, uma vez que, apesar de conhecer e citar o post do autor da ação de indenização, deputado Gilberto Cattani, em que expressa que ‘Ser homofóbico é uma escolha. Ser gay também’, atribui ilicitude à fala da Vereadora, ora impetrante, por referenciá-lo como ‘deputado homofóbico’”, afirma o documento.

A decisão, segundo a vereadora, também é considerada ilegal porque viola o pré-requisito do Código de Processo Civil para a concessão de tutela de urgência de natureza antecipada, que só é concedida caso a decisão seja reversível. Isso não será possível se os posts forem apagados.

“Em caso de exclusão, em se sagrando a impetrante vencedora da demanda, não se restabelecerá de forma plena seu direito à liberdade de expressão com relação às suas publicações já feitas, uma vez que na hipótese de se manter a decisão atacada, restariam excluídas em definitivo suas publicações”, diz o documento.

Para Edna Sampaio, a atitude do deputado fere os direitos humanos, autorizando a discriminação, e a decisão judicial a legitima.

“A reprimenda que se persegue é a cassação da decisão que agasalha, alberga e legitima ato praticado por agente público estatal que, flagrantemente, viola a primeira disposição da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que consagra que ‘todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos’ e abre espaço para todo tipo de violência e discriminação extraoficial a essas pessoas”, diz o texto.

Edna Sampaio argumenta ainda que o conteúdo presente nos posts tem relação direta com sua atuação parlamentar, salientando, portanto, a garantia constitucional inerente ao cargo.

“Caso a presente medida não seja concedida, a impetrante terá tolhida a sua liberdade de manifestação e de exercício de seu mandato em defesa dos direitos humanos, vez que o ato decisório ora atacado impõe limitação à sua liberdade de expressão”, afirma o documento.

Leia mais sobre o assunto:

Justiça manda vereadora apagar posts em que acusa deputado

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Secretário admite que baixa demanda fechará turmas noturnas do Ensino Médio
#GERAL
REORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL
Secretário admite que baixa demanda fechará turmas noturnas do Ensino Médio
MT tem um município entre os 10 com mais queimadas no Brasil
#GERAL
PAÍS EM CHAMAS
MT tem um município entre os 10 com mais queimadas no Brasil
Sete mil câmeras do Vigia Mais MT irão reforçar segurança das Eleições Municipais de 2024
#GERAL
REFORÇO
Sete mil câmeras do Vigia Mais MT irão reforçar segurança das Eleições Municipais de 2024
Caminhoneiros reféns  são  resgatados em Várzea Grande
#GERAL
VEJA VÍDEO
Caminhoneiros reféns são resgatados em Várzea Grande
Mortes associadas a sinais de facções criminosas crescem em MT
#GERAL
GESTOS MORTAIS
Mortes associadas a sinais de facções criminosas crescem em MT
Pai protege filha e denuncia duspeito à polícia
#GERAL
ABUSO DE VULNERÁVEL
Pai protege filha e denuncia duspeito à polícia
Confira Também Nesta Seção: