Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Quarta-feira, 29 de Junho de 2022, 15:09 - A | A

29 de Junho de 2022, 15h:09 - A | A

POLÍTICA / PRIMEIRA VOTAÇÃO

Deputados aprovam PL que permite pecuária em áreas de conservação no Pantanal

Projeto teve apenas um voto contrário do deputado estadual Lúdio Cabral

ALLAN PEREIRA
Da Redação



Com apenas um voto contrário, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa aprovaram hoje (29) em primeira votação o projeto de lei nº 561/2022, que permite a pecuária extensiva e empreendimentos de pequeno e médio porte em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal no Pantanal mato-grossense.

O único voto contrário foi do deputado Lúdio Cabral (PT), que havia pedido vistas da votação do projeto na sessão da última semana, por ser contra o que estava expresso no texto.

"O texto do projeto de lei tem artigos que estão ok, tem artigos que estão errados do ponto de vista técnico. Tem conteúdo que desrespeita Código Florestal. Não sei quais deputados leram as notas técnicas e compararam com o texto do projeto de lei. As recomendações da Embrapa que não foram consideradas. Inclusive, recomendações para permitir sustentabilidade da pecuária extensiva", disse.

Leia mais:

PL do Pantanal pulou trâmite e comunidades devem ser ouvidas, defendem entidades

Deputado pede vista de projeto que permite pecuária em área de reserva no Pantanal

Criticados por ambientalistas e defendido por produtores do Pantanal, o PL 561/2022 foi formatado com base em um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que aponta para a possibilidade de triplicar a produção da pecuária na região.

Em carta aberta, organizações da sociedade civil chegaram a denunciar que o projeto pulou tramitações dentro da AL, por não passar nas Comissões de Meio Ambiente e de Constituição de Justiça para novo parecer, além de destacarem falta de diálogo com ribeirinhos, quilombolas e indígenas.

Lúdio chegou a ser vaiado por produtores pantaneiros durante sua fala e, não intimidado, respondeu às vaias.

"Apesar de às vezes da incompreensão e da falta de leitura do que está no texto do projeto, tem setores que são utilizados como massa de manobra para permitir outras maldades", disse para eles.

Essa outra maldade, segundo o deputado, é o segundo porto no rio Paraguai, que foi discutido com o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) e preocupa ambientalistas.

A partir da audiência pública para discutir o PL 561/2022, que vai ser realizada nesta quinta (30), o deputado diz que vai propor emendas para aperfeiçoar o projeto de lei.

Votos favoráveis

Também na tribuna, a deputada Janaina Riva (MDB) parabenizou a parceria da Assembleia com a Embrapa para o estudo e classificou como "retrógrada" o projeto que impedia a pecuária.

"É isso que temos que superar no Estado de Mato Grosso. Nós temos que parar de ser atrapalhadores de quem produz, principalmente a pecuária, que é a produção mais sustentável que nós temos no Estado de Mato Grosso. A pecuária anda lado a lado com a preservação do meio ambiente. O produtor e o pecuarista é que tem preocupação com queimada. O verdadeiro bombeiro é o pecuarista pantaneiro. Ele sempre protegeu o Pantanal. Essa lei vai permitir  que ele limpe a sua pastagem e reduzir o índice de incêndio no Pantanal", diz.

Já o deputado Carlos Avallone (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente na AL e o principal articulador do PL 561/2022, destacou que o projeto foi construído em muitas mãos, que fica difícil contestá-la depois das recomendações da Embrapa e voltou a garantir que não haverá plantação de soja no Pantanal.

Após a aprovação em plenária, o projeto deve passar por segunda votação. Caso aprovado, seguirá para sanção ou veto do governador Mauro Mendes (União Brasil).

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Getúlio Moura da Costa 29/06/2022

???????????? parabéns a todos os deputados que aprovaram esse PL que tanto vai ajudar nóis pantaneiros, que estávamos com as mãos e os pés amarrados por ignorância de muitos que só queriam prejudicar quem nesse bioma sempre viveu, criou e cuidou desse santuário, então mais uma vez meus parabéns ????????????????????

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Mulher é presa após cortar pênis de marido por “falhar” na hora H
#GERAL
CHOCANTE
Mulher é presa após cortar pênis de marido por “falhar” na hora H
Estado prevê implantar mais 30 escolas cívico-militares em 2025
#GERAL
EDUCAÇÃO
Estado prevê implantar mais 30 escolas cívico-militares em 2025
Após fotos, Estado define ações para 'barrar' facções nas escolas
#GERAL
EDUCAÇÃO SEGURA
Após fotos, Estado define ações para 'barrar' facções nas escolas
Comitê do governo recomenda volta do horário de verão
#GERAL
ESTUDOS
Comitê do governo recomenda volta do horário de verão
Maníaco do carro: polícia encontra faca e procura homem acusado de atacar mulheres em SP
#GERAL
MANÍACO
Maníaco do carro: polícia encontra faca e procura homem acusado de atacar mulheres em SP
Nova parabólica digital oferece programação variada
#GERAL
TELEVISÃO
Nova parabólica digital oferece programação variada
Confira Também Nesta Seção: