LÁZARO THOR E MIKHAIL FAVALESSA
O deputado e sargento da Polícia Militar, Elizeu Nascimento (PL), fez um gesto nazista ao jurar a Constituição Estadual durante a posse dos deputados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na manhã desta quarta-feira (01).
Não é possível afirmar se o gesto foi feito por desconhecimento por parte do deputado ou foi uma escolha proposital. Em nota, Elizeu diz que o gesto que feito não tinha o "intuito" nazista e disse que se trata de um juramento comum.
Fato é que todos os demais deputados que tomaram posse colocaram a mão no peito durante o juramento, seguindo o rito da cerimônia.
Imagens obtidas pelo Midiajur mostram o momento em que o parlamentar levanta a mão em uma altura pouco usual em juramentos do tipo.
O gesto é reconhecido de forma histórica e politicamente como uma saydação nazista. A saudação siginfiica ‘Sieg Heil’ (Salve a Vitória).
A saudação feita por Elizeu pode ser considerada semelhante ao juramento à bandeira. No entanto, o gesto é feito com os braços retos. Além disso, no momento da posse os deputados não estavam jurando a bandeira.
Um decreto de 1966 que regulamenta a lei do Serviço Militar descreve que a posição de respeito à bandeira é com "o braço direito estendido horizontalmente à frente do corpo, mão aberta, dedos unidos e palma para baixo".
Manifestações e símbolos de conotação nazistas são proibidos no Brasil. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu investigação, em novembro do ano passado, por conta de manifestação semelhante feita por manifestantes bolsonaristas no estado.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Eliane 07/02/2023
Enquanto aceitarmos o q eles sempre dizem "sem intenção" , o BRASIL É UM DOS PAÍSES QUE MAIS CRESCE NO MUNDO as celulas NAZIFASCISTAS E CONTINUAM CRESCENDO ASSUSTADORAMENTE!!! ATE QUANDO A JUSTIÇA NÃO LEVARÁ A SÉRIO ISSO?!?
Adamis 02/02/2023
O golpe está aí, postura, cai quem quer, não enxerga quem não que, se bem que infelizmente no Brasil segue a lei da terra de cego!
Terezinha silva 02/02/2023
Esse filhote de nazista
Monica Pilz Borba 01/02/2023
Só não vê quem não quer. Pra mim é uma postura nazista, que deve ser combatida por todos que desejam uma sociedade humanizada.
Elizeu 01/02/2023
Será que este Jornalista na colocação fez esse gesto que publicou como Nazista? Acredito que o Jornalista fez jornalismos por correspondência, não precisou fazer juramento.... Vergonha esse canal de empresa ter um jornalista como este!!!
Fátima Rodrigues 01/02/2023
Boa noite! Chega ser vergonhoso a situação desses indivíduos eleitos pelo povo que usa do parlamento para fazer apologia ao Nazismo. Esses indivíduos não representa nós brasileiros tinham que serem cassados e banidos da vida pública.
Fidelis Guevarlino 01/02/2023
Tenho vergonha desses fascistas no poder. O companheiro Ludio tem que ser forte e combater essa corja.
Lourdes 01/02/2023
NAZISTAS NÃO PASSARÃO!
José Carlos 01/02/2023
Tenho vergonha dessa mídia! É muito grave uma acusação dessa. Acredito que quando as pessoas começarem a representar esse tipo de desinformação na justiça, talvez as coisas mudem. Que pena de vocês, infelizmente a mídia está doente e na UTI respirando por aparelhos.
pedro silva 01/02/2023
É, o decreto de 1966 é claro, "o braço direito estendido HORIZONTALMENTE à frente do corpo, mão aberta, dedos unidos e palma para baixo", e ele sendo militar deve saber disso, porem vimos na foto que o braço esta mas alto q o corpo,
Maycon Veronezi da Silva 01/02/2023
Que matéria tendenciosa e completamente sem nexo, deveriam se retratar por publicar isso, vergonha.
Sergio 01/02/2023
Esse site deve ser da canhota
Ruan Henrique 01/02/2023
Fake news é crime cambada de atoa, agora todo mundo que faz juramento é crime ? Vou até printar e entrar com processo.
Bosco 01/02/2023
SEM SOMBRA SE DÚVIDA QUE ESSE DEPUTADO SABIA O GESTO QUE FEZ. #NAZISTA NAO PASSARAO
João 01/02/2023
Pelo jeito todo advogado é nazista tbm. Todos eles fazem esse gesto quando formam. O mesmo para todas as forças armadas do Brasil.
Helcio 01/02/2023
Não foi gesto nazista. Foi juramento. Fake News é crime.
Clóvis Arantes 01/02/2023
Pior é perceber que o filhote de nazista não sabe mesmo história das humanidades , trsite povo que vota nestas figuras !!!
17 comentários