CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) encerrou as inscrições e divulgou os nomes dos desembargadores candidatos a cadeiras na Mesa Diretora.
Para presidente do Judiciário, increveram-se os desembargadores Maria Helena Póvoas, Juvenal Pereira da Silva, Luiz Ferreira da Silva e Sebastião Moraes Filho.
Para vice-presidente, apenas a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro mostrou interesse.
Já para o cargo de corregedor-geral da Justiça se inscreveram os desembargadores José Zuquim Nogueira e Pedro Sakamoto.
Os nomes foram publicados no Diário Oficial de Justiça que circula nesta quarta-feira (18).
A nova Mesa Diretora será responsável por comandar o Judiciário mato-grossense no biênio 2021/2022. A eleição acontece no próximo dia 26.
Órgão especial
Também foram publicados os nomes dos desembargadores que poderão ocupar cinco cadeiras no Órgão Especial – colegiado criado para dar mais celeridade aos processos julgados pelo Pleno.
São os desembargadores: Carlos Alberto da Rocha, Clarice Claudino da Silva, Guiomar Teodoro Borges, Márcio Vida, Marcos Machado, Mário Kono, Nilza Maria Póvoas, Rondon Bassil, Rui Ramos, Sebastião de Moraes e Serly Marcondes Alves.
O Órgão Especial do TJMT é composto por 13 desembargadores, sendo três natos (presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça) e mais 10, cinco dos mais antigos e cinco eleitos.
A eleição
Agora, conforme regimento interno do TJ, abre-se prazo de 48h para que os desembargadores protocolem eventual impugnação. Caso ocorra algum pedido de impugnação, candidato impugnado será ouvido em até 48 horas, e o presidente Carlos Alberto Alves da Rocha relatará a questão perante o Tribunal Pleno.
A desistência da candidatura será permitida até o momento do início da votação.
A eleição se dará por meio de sessão extraordinária do Tribunal Pleno – composto pelos 29 desembargadores – por meio de videoconferência.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.