Domingo, 22 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Domingo, 22 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Segunda-feira, 26 de Junho de 2023, 14:24 - A | A

26 de Junho de 2023, 14h:24 - A | A

JUSTIÇA / PULVERIZAÇÃO AGRÍCOLA

MPE arquiva investigação sobre 34 crianças intoxicadas em Sinop

Promotor do caso afirmou que testes identificaram que não houve contaminação da água na escola

LÁZARO THOR
Da Redação
[email protected]



O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) determinou o arquivamento de uma investigação sobre intoxicação de agrotóxicos na Escola Municipal de Educação Básica Silvana, na zona rural de Sinop. O arquivamento foi determinado pelo prometor de Justiça Guilherme Ignácio de Oliveira no dia 12 deste mês.

Alunos foram retirados de sala de aula no dia 2 de dezembro do ano passado, quando relataram mal estar e dificuldades para respirar. Ao todo, segundo a denúncia original, cerca de 34 crianças foram atingidas. Apenas duas crianças foram levadas ao médico e uma única professora realizou exames. Os demais não foram submetidos a testes para checar a intoxicação.

No entanto, segundo o Ministério Público, foram adotadas diversas medidas para mitigar o problema. Uma delas, segundo o documento de arquivamento, foi a destruição de parte da lavoura que ficava próxima a escola, além de aplicação de multa ao produtor rural indicado como responsável pelo agrotóxico espalhado na unidade de ensino.

Leia mais:

Alunos de escola rural são intoxicados com agrotóxico em Sinop

"Pois bem. Ante todo o cenário narrado, infere-se que, apesar de todo o transtorno e repercussão que os fatos em apreço geraram, não restou clarificado a existência de um dano ambiental em aberto, de modo que, ao nosso entender, frise-se, em face de todas as medidas que já foram adotadas visando a cessação e prevenção para que casos como este não se
repitam, não há falar em outras medidas compensatórias cabíveis", afirmou o promotor.

Apesar de não terem sido realizados testes médicos nas crianças atingidas, o promotor afirmou que o serviço de água do município de Sinop realizou testes na água do bebedouro da escola municipal e verificou que não encontrou substâncias danosas à saúde humana.

O promotor também citou que, segundo a administração da escola, uma única professora realizou testes médicos em uma unidade hospitalar particular e os testes teriam indicado que não houve contaminação.

O produtor rural responsável por uma das propriedades próximas, que foi multado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), identificado como Carlos Henrique Moreira Alves, informou que realizou o lançamento dos produtos em horário matutino, com pouco vento, antes da chegada das crianças na escola.

Ele foi multado no valor de 200 UPF-MT, por realizar aplicação terrestre mecanizada de agrotóxico e afins em área situada a uma distância inferior a 90 (noventa) metros de povoações (EMEB Silvana), na propriedade denominada Estância Caiabi.

O produtor rural afirmou, em resposta a notificação do Ministério Público, que apenas 1 hectare de sua área à época estaria a menos de 90 (noventa) metros de distância da EMEB Silvana, bem como seu funcionário teria aplicado o defensivo agrícola na área perto da escola entre 05h30min e 06h00min.

O produtor rural aplicou os seguintes produtos: Compat Pro (adubo foliar manganês), Óleo Mineral (fertilizante), Biogreen (adubo foliar aminoácido), Cronnos (fungicida) e Contact (antideriva).

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Secretário admite que baixa demanda fechará turmas noturnas do Ensino Médio
#GERAL
REORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL
Secretário admite que baixa demanda fechará turmas noturnas do Ensino Médio
MT tem um município entre os 10 com mais queimadas no Brasil
#GERAL
PAÍS EM CHAMAS
MT tem um município entre os 10 com mais queimadas no Brasil
Sete mil câmeras do Vigia Mais MT irão reforçar segurança das Eleições Municipais de 2024
#GERAL
REFORÇO
Sete mil câmeras do Vigia Mais MT irão reforçar segurança das Eleições Municipais de 2024
Caminhoneiros reféns  são  resgatados em Várzea Grande
#GERAL
SEQUESTRO
Caminhoneiros reféns são resgatados em Várzea Grande
Mortes associadas a sinais de facções criminosas crescem em MT
#GERAL
GESTOS MORTAIS
Mortes associadas a sinais de facções criminosas crescem em MT
Pai protege filha e denuncia duspeito à polícia
#GERAL
ABUSO DE VULNERÁVEL
Pai protege filha e denuncia duspeito à polícia
Confira Também Nesta Seção: