Redação
O juiz da Vara da Saúde do Poder Judiciário de Mato Groso, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, fez uma inspeção no no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), nessa quinta-feira (30). O magistrado estava acompanhado do o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e da secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio.
A visita faz parte do trabalho de inspeções nos hospitais públicos de Cuiabá e Várzea Grande, no intuito de contribuir para a melhoria do sistema de saúde e garantir um atendimento mais eficiente à população. Em 2024, o Hospital Metropolitano de Várzea Grande também foi visitado.
“A ideia é termos um diagnóstico real dos hospitais públicos do estado, começando por Cuiabá e Várzea Grande, para que possamos traçar estratégias em parceria com o município e a Secretaria de Estado da Saúde. A visita foi muito importante, pois nos permitiu visualizar diversos pontos críticos e oportunidades de melhoria”, apontou o magistrado.
Um questionário com 24 perguntas é enviado previamente à unidade hospitalar que será visitada, averiguando a quantidade de leitos de UTI e enfermaria, especialidades atendidas, quantidade de profissionais, estoque da farmácia, maior demanda de procedimentos, estrutura do SUS, faturamento, financeiro, dentre outros aspectos.
Após o preenchimento do questionário, o juiz e a equipe técnica vão pessoalmente até o hospital para fazer o diagnóstico da situação real da unidade de saúde, com todos os detalhamentos que ajudam nas decisões judiciais que determinam bloqueios judiciais para procedimentos de saúde, como cirurgias, internações, medicamentos etc.
“O objetivo é, diante desse mapeamento, podermos tomar ações ou nas ações que estão sendo apresentadas individualmente, possamos fazer o direcionamento correto para os hospitais que atendem aquelas especialidades e até, eventualmente, constatando alguma situação, encaminhar para as autoridades, para o Ministério Público e para o Executivo”, explicou Agamenon.
Ao todo, serão nove hospitais visitados em Cuiabá e Várzea Grande.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.