ARIELLY BARTH
DA REDAÇÃO
O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou cinco membros do Comando Vermelho (CV) pelos crimes de "lavagem de dinheiro" e organização criminosa. Entre os condenados está o líder da facção na região, Leandro Miranda dos Santos, conhecido como “Léo do Chevette ou Bugiganga”, que foi sentenciado a mais de 20 anos de prisão.
As condenações são resultados de investigações realizadas na Operação Alter Ego, deflagrada em 2022. A decisão do magistrado foi disponibilizada nesta sexta-feira (08).
A operação teve como principais alvos integrantes de uma organização criminosa atuante na região de Primavera do Leste e arredores. A organização estava envolvida em uma série de crimes, como tráfico de drogas, furtos, roubos e homicídios.
Leia mais:
Justiça condena 14 membros do PCC em Cuiabá; veja nomes e condenações
Entre os réus desta estão Rodolpho Oliveira Venzom, Naiara Raquel Borges Terra De Oliveira, Thais Cristina Rodrigues Dos Santos e Tayná De Sousa Andrade.
O magistrado entendeu que Leandro exerceu um papel de liderança dentro da organização criminosa, além do agravante de 7 condenações anteriores, o que resultou em uma pena mais severa de 20 anos, 10 meses de reclusão e 1.154 dias-multa, correspondentes a um trigésimo do salário mínimo. Já os demais réus formam condenados em 4 anos de reclusão e ao pagamento de 13 dias-multa.
Eles poderão recorrer em liberdade e tiveram a sua custódia preventiva substituída por medidas cautelares.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.