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JUSTIÇA Segunda-feira, 25 de Março de 2013, 10:56 - A | A

25 de Março de 2013, 10h:56 - A | A

JUSTIÇA / OUVIDOR GERAL

Bortolussi Junior assume ouvidoria geral da Justiça

Relatório do ano passado mostra que 69% do público considera ótimo o trabalho da Ouvidoria

DA ASSESSORIA



O juiz Luis Aparecido Bortolussi Júnior é o novo ouvidor-geral da Justiça. O magistrado, eleito na sessão administrativa do Pleno na última quinta-feira (21 de março), assume com a proposta de fortalecer a comunicação entre o cidadão e o Poder Judiciário.

“A Ouvidoria é um canal direto entre a população e o judiciário à medida que nós vamos recebendo as manifestações. As reclamações, críticas ou sugestões que chegam até a Ouvidoria servem de parâmetro para verificarmos como está sendo oferecida a prestação jurisdicional”, destaca o magistrado, completando que o trabalho da Ouvidoria permite que o Poder Judiciário tenha uma visão externa da sua atuação. “Nós dá um balizamento para buscarmos o aperfeiçoamento do trabalho”.


Balanço feito pela Ouvidoria referente ao último trimestre de 2012 mostra que a sociedade não apenas utiliza esse canal de comunicação, como também está satisfeita com a prestação do serviço.

O relatório aponta que 69% do público considera ótimo o trabalho da Ouvidoria, 15% bom, 13% regular e 3% ruim. “Essa pesquisa de satisfação revela que o trabalho da Ouvidoria funciona e é esse o objetivo, buscar soluções para as demandas de todos aqueles que nos procuram”, ressalta Andréa Marcondes Alves, diretora da Ouvidoria.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro 854 manifestações chegaram até a Ouvidoria por e-mail, telefonema ou diretamente no órgão. Deste total 71% foram reclamações, 15% pedido de informação, 2 % denúncia, 2% sugestões, 1% sugestões e 9% eram improcedentes (não diziam respeito à Ouvidoria).

A maioria das reclamações é referente à demora no trâmite processual. “A administração têm consciência disso e está focada para estancar esse problema, que não é só da Justiça de Mato Grosso, mas de todo país”, defende a diretora.

Conforme ela, a principal função da Ouvidoria é escutar o cidadão, encaminhar suas queixas e reclamações a quem de direito, bem como fiscalizar e cobrar daqueles que prestam os serviços para a solução dos problemas. “As pessoas reclamam, mas também ligam ou enviam e-mail para agradecer quando o problema delas foi resolvido. É muito bom quando o cidadão liga aqui e diz que sua demanda foi resolvida, ficamos felizes em ter esse retorno”.

As pessoas podem procurar a Ouvidoria de segunda à sexta-feira, das 12 às 19 horas, no Tribunal de Justiça ou pelo portal (www.tjmt.jus.br) - link da Ouvidoria Judiciária. Os contatos podem ser feitos ainda pelos telefones - 0800 647 1420 - (65) 3617-3835/(65)3617-3794.

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