THIAGO STOFEL
DA REDAÇÃO
O criminoso Gilmar Reis da Silva, conhecido como "Vovozona", apontado como liderança de uma organização criminosa em MT, fugiu da penitenciária Ahmenon Lemos Dantas em um carro do Governo do Estado, no dia 14 de julho de 2023. Ambos teriam saído para realizar trabalhos extramuros e não voltaram mais.
As investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) revelaram que o criminoso, junto do comparsa Thiago Augusto Falcão de Oliveira, tiveram o auxílio de pessoas internas da unidade prisional, como policiais penais.
LEIA MAIS:
Polícia mira grupo criminoso que planejou e executou fuga de detentos de penitenciária em VG
Um deles foi o responsável por coloca-los dentro de uma caminhonete F-250, usada no presídio que levou ambos para rumo desconhecido. Na época, o diretor da unidade autorizou a saída dos reeducandos. Sua participação na fuga foi confirmada pela polícia.
O delegado titular da Draco, Rodrigo Azem Buchdid, disse que, com avanço das investigações, foi possível identificar o grupo criminoso que se arquitetou para o êxito na fuga dos dois reeducandos, oferecendo tanto apoio logístico com veículos, imóveis e que também contaram com apoio dos agentes públicos que ofereceram apoio à empreitada criminosa.
Na operação, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis, expedidos pela juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá. As ordens judiciais são cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Poconé.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.