ANGELA JORDÃO
A elefanta Pupy já desfruta de sua nova vida no Santuário dos Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá). Popy chegou ao SEB na sexta-feira (18/04), pela manhã, depois de cinco dias de viagem. A primeira elefanta africana a chegar ao Santuário vivia no Ecoparque, em Buenos Aires (Argentina). A expectativa inicial era de que a elefanta chegasse ao santuário no fim de semana. No entanto, a viagem fluiu bem e ela deu entrada no local nesta sexta.
A primeira noite de Popy no SEB foi tranquila, de acordo com vídeos publicados pelos diretores do Santuário. Ela comeu e descansou muito depois de passar o dia sem sair da caixa de transporte. Popy levou nove horas para deixar a caixa. O processo é natural, respeitando o tempo do elefante, que é um animal extremamente complexo. Com grandes traumos dos tempos vividos em circos ou zoológicos, onde são vítima de violência e extremo sofrimento, respeitar o momento do elefante, de se sentir seguro para deixar a caixa de transporte e iniciar seus primeiros passos na nova casa, é fundamental para a cura que o Santuário oferece, explicam os especialistas.
A adaptação é feita aos poucos. No início ela fica em um galpão, que tem acesso a uma grande área externa. Novos espaços vão sendo abertos a medida que se ela se acostuma com novo rítimo de vida do Santuário.
Pupy é a primeira elefanta africana a habitar o SEB, que, atualmente, tem cinco elefantas asiáticas. Ela viveu por mais de 30 anos no Ecoparque. Pupy foi transportada do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, para o que era então um zoológico em Buenos Aires em 1993. O SEB já prepara a vinda de outra elefanta, Kenya, que também vive no Ecoparque na Argentina.
Acompanhe ao vivo
A nova vida de Popy no Santuário pode ser acompanhada pelas redes sociais do SEB. Também é possível colaborar com o SEB e a viagem de Popy, as instruções também estão nas redes.
Site: elefantesbrasil.org.br
E-mail: info@elefantesbrasil.org.br
Facebook: /santuariodeelefantes
Instagram: @elefantesbrasil
O SEB
O Santuário de Elefantes Brasil existe há 10 anos. Surgiu da necessidade de dar um lar adequado a dezenas de elefantes que vivem na América do Sul, alguns em condições precárias e cruéis. Nunca é demais lembrar que os elefantes são originários da África ou da Ásia. Até a chegada de Popy, SEB tinha cinco habitantes: Maia, Rana, Mara, Bambi e Guilhermina, todas elefantas asiáticas.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.