DA REDAÇÃO
A prefeitura de Várzea Grande, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e em parceria com a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), realizará, a partir de segunda-feira (17), o recadastramento dos estudantes que dependem do transporte coletivo da cidade e utilizam o passe estudantil. O serviço será realizado no Ginásio Fiotão, localizado ao lado do Terminal Rodoviário André Maggi.
Os trabalhos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e no sábado (22), das 7h30 às 11h. É necessário apresentar o cartão de estudante, o atestado de matrícula ou de frequência, comprovante de residência e o documento do estudante (RG, CPF ou certidão de nascimento para menores de idade). Importante frisar que os alunos que já compareceram à MTU este ano para fazer o recadastramento não precisam realizá-lo novamente. Porém, quem não fez o procedimento deve comparecer, caso contrário, poderá perder o benefício concedido pela prefeitura.
O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Ronei Scarton Júnior, destacou que o recadastramento é uma forma de controlar o número real de estudantes do município de Várzea Grande que dependem do transporte público. Isso porque a pasta precisa gerenciar os recursos destinados ao passe livre dos estudantes.
"Precisamos ter esse recadastramento para saber, agora em 2025, realmente quem são os estudantes que continuaram estudando, quais são os novos que estão se cadastrando agora e, se porventura houver algum que era cadastrado e não está mais estudando, esse benefício será cortado dele", argumentou o gestor.
Leia mais:
Mauro manda investigar sabotagem nos sistemas do DAE de VG
A escolha do Ginásio Fiotão foi feita devido à sua estrutura e localização de fácil acesso para os estudantes, além de estar ao lado do terminal, onde centenas de alunos circulam diariamente para irem às escolas da cidade ou em Cuiabá.
"Vamos abrir no sábado, no período da manhã, para o recadastramento, justamente para não comprometer o horário de aula dos estudantes. Eles podem encaixar esse procedimento em sua rotina sem prejudicar os estudos", acrescentou Gerson Ronei Scarton.
E completou: "Nós entendemos a importância desse processo e estamos realizando o recadastramento por isso. No entanto, também precisamos considerar que, ao pagar um passe para alguém que não está mais estudando, a secretaria está desviando recursos que poderiam ser aplicados em outros serviços essenciais à população", finalizou o secretário.
O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Edson Sestari, reforçou o pedido para para que os mesmos continuem usufruindo do serviço disponibilizado pela prefeitura de Várzea Grande. "Garanta seu passe estudantil, é direito de cada estudante. Compareça para esse recadastramento".
A união entre as duas secretarias com a MTU tem o objetivo de facilitar o recadastramento e controlar quantos estudantes utilizam o benefício. Dessa forma, a prefeitura poderá economizar recursos e garantir que o passe estudantil seja destinado apenas aos alunos que realmente precisam e estão estudando regularmente.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.