DA REDAÇÃO
Quatro promotores de Justiça se inscreveram para compor a lista sêxtupla a ser encaminhada pelo Ministério Público de Mato Grosso ao Poder Judiciário para concorrer ao cargo de desembargador pelo quinto constitucional do MP, em decorrência da vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Guiomar Teodoro Borges. Inscreveram-se os promotores de Justiça Deosdete Cruz Junior, Marcelo Caetano Vacchiano, Marcelo Lucindo Araújo e Milton Pereira Merquiades.
A aposentadoria do desembargador Guimar Teodoro Borges foi publicada no último dia 14 de fevereiro.
Nos bastidores do MPMT, o nome mais cotado é do ex-procurador Geral da Justiça, Deosdete Cruz Junior, que teria deixado de concorrer a reeleição para concorrer a vaga de desembargador. Deosdete seria o favorito do governador Mauro Mendes, que faz a escolha final da listra tríplice a ser encaminhada a ele.
A lista dos inscritos para a vaga de desembargador foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPMT desta quarta-feira (19/02). Os inscritos terão a documentação submetida a análise e serão votados por meio eletrônico pelos 11 membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), formando uma lista por ordem de votação.
Leia mais:
MP abre inscrições para vaga de desembargador do TJMT
Concluída a votação no Conselho Superior do MP, a lista será encaminhada ao Tribunal de Justiça, que definirá, por meio dos votos dos seus integrantes, os três nomes oriundos do Ministério Público que serão submetidos à escolha do governador do Estado, Mauro Mendes.
Podem concorrer ao cargo de desembargador os membros do Ministério Público em atividade, com mais de 35 anos de idade e pelo menos 10 anos de carreira na instituição. Cada integrante do Conselho Superior do Ministério Público pode votar em até seis candidatos.
O resultado final, com a lista sêxtupla dos candidatos a desembargador, contendo a quantidade de votos computados por cada concorrente, será publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPMT. No caso de empate, terá preferência o candidato mais antigo na carreira ministerial.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.