Sábado, 28 de Dezembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 28 de Dezembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024, 12:43 - A | A

14 de Novembro de 2024, 12h:43 - A | A

GERAL / CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE

SEMA e Programa REM MT apoiam o 1º Simpósio de Mulheres nas Ciências Ambientais

Evento contou a presença de alunos do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT)

DA REDAÇÃO



 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), por meio do Programa REM MT, apoiou a realização do I Simpósio de Mulheres nas Ciências Ambientais, que ocorreu na última terça-feira (12), no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT). O evento destacou projetos acadêmicos focados em ciência e soluções ambientais, promovendo a valorização e participação feminina nas áreas ambientais e exatas.

O simpósio, idealizado por mestrandas e doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), marcou também o lançamento do coletivo ‘Mulheres nas Ciências Ambientais'. Essa iniciativa tem o objetivo de inspirar jovens mulheres e conscientizar sobre desafios como estereótipos de gênero e violência contra a mulher.

Durante o evento, que contou com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti e de estudantes do IFMT, as acadêmicas apresentaram pesquisas inovadoras com potencial de impacto social. Entre elas, a delegada Alessandra Saturnino de Souza Cozzolino, participante do coletivo e mestranda do Programa de Pós-Graduação da UFMT, falou sobre o papel das mulheres nas ciências ambientais, a importância de romper barreiras de gênero e a necessidade de políticas de incentivo: “Nossa jornada visa empoderar as mulheres e promover ações contra a violência de gênero, reforçando que lugar de mulher é onde ela deseja estar”.

A delegada também destacou a importância do apoio da SEMA e do Programa REM MT na divulgação de pesquisas científicas voltadas ao meio ambiente: “Quando o projeto foi apresentado para a SEMA e para o Programa REM, logo na primeira oportunidade, eles já compraram a ideia. Essa iniciativa é inédita, pois nós desconhecemos outro coletivo no Brasil com esse propósito, então a SEMA e o REM abraçaram o projeto como algo relevante para a sociedade”.

Outro projeto de destaque e que tem um grande potencial social foi o apresentado pela Luanna Mênithen Souza e Silva, doutoranda em química, que desenvolveu um protótipo para tratamento de água voltado a comunidades com acesso limitado a sistemas de saneamento. Seu projeto, ainda em fase de desenvolvimento, utiliza um processo de eletrocoagulação para tornar a água potável em locais remotos, com vistas a beneficiar populações mais vulneráveis: “A nossa intenção é levar retorno à sociedade. Precisamos devolver o investimento que eles colocam nas universidades. É isso que os cientistas precisam fazer, levar produtos que vão ser utilizados no dia a dia pela população”.

CONHEÇA O REM MT

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Sema analisa qualidade da água em cinco rios do Alto Paraguai; quatro estão impróprias para banho
#GERAL
BALNEABILIDADE 2024
Sema analisa qualidade da água em cinco rios do Alto Paraguai; quatro estão impróprias para banho
Soldado do Corpo de Bombeiros invade casa de ex-namorada e ameaça se matar
#GERAL
ARMADO
Soldado do Corpo de Bombeiros invade casa de ex-namorada e ameaça se matar
Criminoso procurado há mais de dez anos morre em confronto com a PM em Várzea Grande
#GERAL
CRIME DE 2013
Criminoso procurado há mais de dez anos morre em confronto com a PM em Várzea Grande
Acidente na BR-070  deixa uma vítima fatal e outra é resgatada por helicóptero
#GERAL
EM POCONÉ
Acidente na BR-070 deixa uma vítima fatal e outra é resgatada por helicóptero
Mato Grosso registra aumento na cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos
#GERAL
IMUNIZAÇÃO
Mato Grosso registra aumento na cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos
Bebê de 8 meses morre após cirurgia para tratar hematoma subdural
#GERAL
EM INVESTIGAÇÃO
Bebê de 8 meses morre após cirurgia para tratar hematoma subdural
Confira Também Nesta Seção: