DA REDAÇÃO
A Polícia Federal apreendeu neste sábado, 22/02, na divisa de Mato Grosso e Goiás, 25 canetas de um medicamento utilizado para o emagrecimento. Dois homens foram presos. O medicamento foi importado ilegalmente de Londres (Inglaterra), e seria vendido para profissionais liberais e clínicas especializadas em emagrecimento de Mato Grosso.
A venda do produto é restrita a pessoas físicas que apresentem a documentação exigida pela Anvisa para importação e uso próprio.
O material apreendido e os presos foram encaminhados à Delegacia da PF em Barra do Garças para os procedimentos de polícia judiciária.
As canetas de medicamento, como Ozempic ou Mounjaro, são medicamentos injetáveis, originalmente desenvolvidos para tratar diabetes tipo 2 em adultos, mas têm sido usado para emagrecimento rápido. Por seu alto valor, custando entre R$ 1 mil e R$ 1.300,00, as canetas-medicamentos têm sido alvo de furtos e contrabandos. Em algumas regiões do Brasil, se tornou comum criminosos assaltarem farmácias em busca do remédio, para depois revenderem. Outro crime está no contrabando da medicação.
Médicos recomendam que não deve ser usado sem indicação e prescrição médica, porque pode trazer prejuízos a saúde se usado da forma incorreta.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.