DA REDAÇÃO
A Locar Saneamento Ambiental apresentou, nesta sexta-feira (17), uma resposta detalhada à notificação recebida da Prefeitura de Cuiabá. Segundo a responsável pela coleta domiciliar de resíduos sólidos, no período de 1º a 15 de janeiro, foram coletadas mais de 7,8 mil toneladas de lixo, com uma média diária de 68 bairros atendidos. A empresa também reafirmou seu compromisso em continuar aprimorando o serviço e relatou as medidas já adotadas para adequação ao novo contrato que entrou em vigor no dia 4 de dezembro de 2024.
Entre os pontos destacados está a aquisição de novos caminhões compactadores de resíduos sólidos, que devem integrar a frota no prazo de 180 dias, de acordo com ofício protocolado na prefeitura, no dia 27 de dezembro, uma vez que o novo contrato não tem prazo determinado. Dos novos caminhões, cinco estão previstos para chegar na noite desta sexta-feira (17) e entrar em operação ainda no final de semana. Estão vindo diretamente da fábrica, em Goiânia.
O prazo foi estipulado conforme a previsão de entrega de novos caminhões pela fábrica. Segundo a Locar, os veículos já foram comprados e estão aguardando a entrega. A empresa também comunicou que, atualmente, mais de 96% de sua frota já conta com equipamentos de rastreamento via GPS, um avanço importante para o monitoramento das rotas e a eficiência do serviço.
Conforme a Locar, neste momento, o serviço de coleta é realizado com um total de 33 caminhões, cumprindo 27 caminhões por turno circulando pela cidade nos períodos diurno e noturno. Outra medida citada pela prestadora de serviço foi a implantação da balsa ecológica, que está pronta para operação e será utilizada para recolher resíduos no Rio Cuiabá. De acordo com a Locar, a previsão é de que até o dia 22 de janeiro o equipamento esteja em funcionamento.
A Locar também alertou sobre os impactos da manutenção da interdição de sua base operacional. A empresa destacou que a medida compromete a manutenção de caminhões e a instalação de equipamentos, o que pode gerar prejuízos à continuidade dos serviços. “A continuidade da interdição representa um grave risco sanitário e ambiental, incompatível com o interesse público e os princípios de razoabilidade e proporcionalidade”, ressaltou a empresa.
Sobre esse tema, a Locar já oficializou o pedido de desinterdição. Em ofício enviado na semana passada ao secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, a empresa comprovou possuir licença ambiental vigente emitida pelo órgão competente estadual, além de certificado de regularidade do IBAMA e alvará de funcionamento expedido pelo município.
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Por fim, a Locar solicitou a flexibilização de prazos para implementar todas as melhorias previstas no contrato e a intermediação da Prefeitura junto aos órgãos competentes para revogar a interdição administrativa. Apesar dos obstáculos, a empresa reforçou seu compromisso com a população cuiabana e com a prestação de um serviço essencial, conduzido com responsabilidade e atenção às necessidades da cidade.
“A Locar reafirma seu compromisso com a saúde pública e a preservação do bem-estar coletivo. Todas as atividades foram realizadas de forma diligente e em conformidade com os mais altos padrões de eficiência e responsabilidade, evidenciando o compromisso da empresa em atender integralmente às necessidades da população e cumprir rigorosamente suas obrigações legais e contratuais”, assegurou a empresa.
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