Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Sexta-feira, 07 de Abril de 2023, 08:03 - A | A

07 de Abril de 2023, 08h:03 - A | A

GERAL / CAPITAL TRICENTENÁRIA

Cuiabá tem 300 imóveis abandonados e subutilizados no centro histórico

Existem cerca de mil imóveis dentro da região do centro histórico, sendo que 50 estão em risco de colapso e 300 estão abandonados ou subutilizados

LÁZARO THOR e ALLAN PEREIRA
Da Redação



Cerca de 300 casarões históricos do Centro da Cuiabá, tombados como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico nacional, estão em situação de abandonado ou subutilizados, segundo a pesquisadora Luciana Mascaro, que participou de uma reunião na Câmara de Cuiabá sobre o assunto no dia 29 de março deste ano. Neste sábado (8), a Capital completa 304 anos de fundação.

O levantamento foi feito pelas pesquisadoras Luciana Mascaro e Carla Cristina Rosa de Almeida da Universidade Federal de Mato Grosso, do departamento de Arquitetura e Economia, respectativamente. As duas elaboraram o "Plano de Gestão Para o Centro Histórico de Cuiabá", que foi apresentado à vereadora Edna Sampaio (PT) na reunião na Câmara.

"Não podemos admitir que, a essa altura em que estão as coisas - mudanças climáticas, meio ambiente, e uma série de outros problemas -, tenhamos um parque construído de mais de 300 imóveis abandonados ou inutilizados. Isso mostra a pouco eficiência de todos os entes e grupos que exercem qualquer tipo de força ou interesse nessa cidade", pontua.

Segundo Luciana, existem cerca de mil imóveis dentro da região do centro histórico, sendo que 50 estão em risco de colapso e 300 estão abandonados ou subutilizados. Grande parte também está em péssimo estado de conservação.

Para Luciana, o centro histórico tem uma grande vocação para museus e outras atrações turísticas. "O problema é que ainda a gente não tem nenhum produto turístico para oferecer", lamenta.

Leia mais:

Esquecidos, servidores do Iphan-MT não têm água nem para descarga

Estacionamentos

A pesquisadora aponta, entre os problemas do Centro Histórico, a enorme quantidade de estacionamentos. Segundo a pesquisa, 15% dos imóveis do local são estacionamentos.

"Eu sei que esse é um assunto muito delicado. Durante o projeto, a gente percebeu que é um assunto espinhoso, mas alguém vai ter que colocar a mão nisso e quem tem que colocar a mão nisso é a gestão municipal", afirmou a pesquisadora. 

Na visão das pesquisadoras, o fluxo de veículos no centro, motivo da existência dos estacionamentos, é prejudicial para a capital mato-grossense. Por isso, a ideia é que a prefeitura crie um Plano de Mobilidade para o local.

"Esse fluxo acaba ajudando a degradar esse espaço, isso abala as estruturas, torna o espaço muito hostil para o pedestre, para pessoa que está de bicicleta. É muito ruim que a gente não tenha nenhum tipo de planejamento ainda voltado para a questão do trânsito", comentou.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Mais dois envolvidos são presos por mortes de candidata e irmã em MT
#GERAL
INVESTIGAÇÃO
Mais dois envolvidos são presos por mortes de candidata e irmã em MT
Pastor encontra
#GERAL
MORTE INVESTIGADA
Pastor encontra "irmã de igreja" morta dentro de casa em VG
Cunhado encontra homem morto a facadas dentro de casa em VG
#GERAL
HOMICIDIO
Cunhado encontra homem morto a facadas dentro de casa em VG
Idoso estuprador é recapturado após fugir da cadeia em MT
#GERAL
BOA AÇÃO
Idoso estuprador é recapturado após fugir da cadeia em MT
Jovem defende mãe de agressões e leva facadas do padrasto
#GERAL
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Jovem defende mãe de agressões e leva facadas do padrasto
Homem leva facada de companheira e pede socorro na rua em MT
#GERAL
RONDONOPÓLIS
Homem leva facada de companheira e pede socorro na rua em MT
Confira Também Nesta Seção: