DA REDAÇÃO
Reprodução
Myrian Serra ficou no cargo entre 2016 e 2020 à frente da UFMT
A ex-reitora da UFMT Myrian Thereza de Moura Serra se aposentou do cargo de professora da instituição.
A aposentadoria foi publicada no Dário Oficial da União em 9 de março e assinada pelo atual reitor, Evandro Aparecido Soares da Silva, que foi vice dela.
Professora do curso de Nutrição e doutora em Alimentos e Nutrição, Myrian foi eleita reitora pela comunidade acadêmica e assumiu o cargo em outubro de 2016. Cerca de dois meses depois, em dezembro daquele ano, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) enquanto discursava na abertura de um espetáculo no Teatro da UFMT.
A então reitora ficou mais de um mês internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seguiu afastada enquanto se recuperava do AVC. A recuperação sem sequelas foi considerada quase um milagre à época.
Ela voltou ao cargo, mas acabou renunciando em fevereiro de 2020 em meio à pressão advinda de cortes de recursos feitos pelo Ministério da Educação (MEC) comandado então pelo ex-ministro Abraham Weintraub.
A ex-reitora comemorou a aposentadoria em suas redes sociais com um poema de Manoel de Barros:
"(….) Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito.
Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas,
que puxa válvulas, que olha o relógio,
que compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai
Mas eu preciso ser Outros."
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Rafael 17/03/2023
Quem é da UFMT sabe o verdadeiro motivo pelo qual ela \"adiantou\" essa aposentaria. Perguntem para o Restaurante Universitário...(faz o L).
1 comentários