Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

ELEIÇÕES 2024 Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024, 09:27 - A | A

07 de Outubro de 2024, 09h:27 - A | A

ELEIÇÕES 2024 / RESPOSTA POPULAR

Presos durante a campanha, vereadores de Cuiabá e VG não se reelegem

Paulo Henrique é acusado de ligação com Comando Vermelho e Pablo Pereira de liderar esquema de corrupção no DAE-VG

DA REDAÇÃO



Presos durante a campanha eleitoral deste ano, os vereadores Paulo Henrique de Figueiredo (MDB), de Cuiabá, e Pablo Pereira (União), de Várzea Grande, não obtiveram sucesso nas urnas. Ambos ficaram como suplentes de seus partidos.

Paulo Henrique e Pablo Pereira foram presos em 20 de setembro, último dia previsto para que candidatos no pleito deste ano fossem detidos por mandado judicial.

O emedebista foi detido na 2ª fase da Operação Ragnatela, denominada Publicare. Ele é acusado de ser um 'elo' da facção criminosa com servidores públicos ligados à pasta da Ordem Pública.

De acordo com as investigações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), o ainda vereador pressionava os servidores para liberar licenças e alvarás de shows promividos pela facção criminosa Comando Vermelho. Investigações apontam que ele recebeu dinheiro em sua conta e de assessores próximos como forma de pagamento por sua interlocução em prol da organização criminosa.

O parlamentar foi solto no dia 25 de setembro, por meio de um habeas corpus concedido pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Na decisão, o magistrado determinou que ele ficasse afastado do mandato e usasse tornozeleira eletrônica. O vereador nega as acusações.

Leia mais:

TJ concede HC a vereador, que ficará afastado do mandato e usará tornozeleira

ESQUEMA NO DAE-VG

Já Pablo Pereira foi preso na Operação Gota d'Água, deflagrada pela Delegacia de Combate a Corrupção (Deccor), que apurou um esquema de corrupção na diretoria comercial do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande. As investigações apontam um aparelhamento político do setor, com vistas a favorecer Pereira, além de um esquema de cobrança de propina perante à população, que sofre com a falta de água em suas residências na cidade.

A Polícia Civil identificou diversas situações em que foi dificultado o acesso dos moradores à ligação de água, com problemas artificialmente criados, além da cobrança de propina para realizar serviços aos moradores que era de obrigação do Departamento, como a ligação para água encanada.

Ainda de acordo com as investigações, os crimes eram de conhecimento do chefe do setor, que é apontado como um dos líderes da organização criminosa, junto com o vereador. O esquema, segundo a polícia, gerou um prejuízo de mais de R$ 11 milhões ao município, desde 2019.

Preso no dia 20 de setembro, Pereira conseguiu um HC no dia 23, por meio de decisão do desembargador Gilberto Giraldelli. Ele determinou que o parlamentar permanecesse afastado do mandato e também seja monitorado por tornozeleira eletrônica.

No dia em que deixou a prisão, Pereira foi recebido com festa com direito a fogos de artifício no seu comitê eleitoral. No entanto, o desgaste por conta da operação pode ter afetado seu desempenho nas urnas.

Ele recebeu 1.719 votos, ficando na 2ª suplência do União Brasil, que elegeu três vereadores.

Leia mais:

De tornozeleira, vereador de VG é carregado em comitê eleitoral após deixar a prisão

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Carro capota após batida em cruzamento
#GERAL
TRÂNSITO
Carro capota após batida em cruzamento
Venezuelano leva facada no pescoço e está em estado grave
#GERAL
VIOLÊNCIA
Venezuelano leva facada no pescoço e está em estado grave
Jovem grávida é esfaqueada pelo namorado em Cuiabá
#GERAL
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Jovem grávida é esfaqueada pelo namorado em Cuiabá
Vazamento de gás causa pânico em panificadora em MT
#GERAL
PERIGO
Vazamento de gás causa pânico em panificadora em MT
Bebê de 6 meses morre após cair da cama durante troca de fralda
#GERAL
TRAUMATISMO CRANIANO
Bebê de 6 meses morre após cair da cama durante troca de fralda
Trânsito no Portão do Inferno será bloqueado nesta terça e quarta
#GERAL
BLOQUEIO TOTAL
Trânsito no Portão do Inferno será bloqueado nesta terça e quarta
Confira Também Nesta Seção: