MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O União Brasil cancelou, nesta quarta-feira (3), a filiação do advogado Jonas Cândido da Silva, preso na Operação Apito Final, da Polícia Civil. Jonas seria ligado ao Comando Vermelho, segundo as investigações, e tinha pretensão de se candidatar a vereador por Cuiabá no partido.
O advogado é apontado pela Polícia Civil como uma espécie de "braço jurídico" da facção criminosa. Ele foi preso na operação que tinha como principal alvo Paulo Witer Farias Paelo, conhecido como “W. T.”, responsável por supostamente lavar dinheiro do tráfico com o time de futebol amador "Amgiso do W.T.".
Jonas Cândido teria passado para seu próprio nome imóveis possivelmente adquiridos com recursos do crime organizado em atos liderados por Paulo Witer. O advogado tem atuação no Jardim Florianópolis, bairro onde a polícia aponta que se concentravam as ações do grupo de W.T..
Leia mais:
Divisão de dinheiro do Fethab a instituições do agro será feita por decreto
Entre 2013 e 2020, Jonas Cândido da Silva foi servidor comissionado da Câmara Municipal de Cuiabá, vinculado ao gabinete do vereador Ricardo Saad. Ele atuava como assessor parlamentar com o último salário em R$ 4 mil, segundo o Portal Transparência.
A informação da desfiliação do União Brasil foi confirmada pela presidente municipal do partido e deputada federal, Gisela Simona, ao Midiajur. Gisela relatou que o advogado chegou a preencher a ficha de filiação, mas o registro sequer foi homologado. Dada a notícia da prisão dele, Jonas foi desligado do partido de imediato.
"Assim que a gente tomou conhecimento da situação, a diretoria do União Brasil se reuniu e deliberou pela desfiliação dele", relatou à reportagem.
O advogado não tinha ficha criminal anterior e Gisela lembra que a única atuação conhecida dele era como advogado na área criminal.
Lista de candidatos
A presidente municipal da sigla declarou ainda que a chapa do União Brasil deve ter 28 nomes para a dipusta a vereador em Cuiabá, com pessoas que já foram testadas nas urnas e também novos filiados.
Ainda há expectativa de filiação de pré-candidatos até dia 6 de abril, sábado, quando se encerra a janela partidária para filiação de pessoas que já ocupam o cargo de vereador. Gisela destacou que o trabalho atual é para "qualificar a chapa".
O União Brasil projeta eleger entre quatro e cinco vereadores em Cuiabá. A atual bancada na Câmara tem quatro: Cezinha Nascimento, Dr Luiz Fernando, Michelly Alencar e Dilemário Alencar.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.