DA REDAÇÃO
Mayke Toscano/Secom-MT
O governador Mauro Mendes (União Brasil) anunciou que irá a Brasília, nesta terça-feira (10), para cumprir agendas com órgãos do Governo Federal.
Uma delas é com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que analisa um pedido de licença para obras de corte no Paredão do Inferno em Chapada dos Guimarães.
O prazo dado pelo Ibama e também pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) era de até 30 dias a contar do início de maio e que venceu na última semana.
Leia mais:
Licença para obras no Portão do Inferno sai em 30 dias, garante Fábio Garcia
Após entrevista na rádio CBN, Mauro foi questionado sobre a agenda com o Ibama por jornalistas. O governador confirmou uma nova "peregrinação" junto ao órgão federal. Disse também estar preocupado que o início do período de chuvas, previsto para o último trimestre do ano, prejudique a conclusão da obra que é de 120 dias (quatro meses).
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) propôs que seja feito um "retaludamento" no paredão do Portão do Inferno como solução aos deslizamentos de rochas e sedimentos da escarpa. Na prática, seria feito um corte com retirada da massa de terra da escarpa, recuando a pista da rodovia MT-251, onde hoje há riscos de deslizamentos.
O pedido de "retaludamento" no paredão do Portão do Inferno está em análise no Ibama e ICMBio desde meados de março deste ano.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.