DA REDAÇÃO
Angelo Varela/ALMT
Com 16 votos favoráveis e dois contrários, os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei complementar nº 64/2023 que permite mineração em áreas de Reserva Legal de uma propriedade rural privada, conforme foi apresentado pelo Governo, durante sessão plenária na manhã desta quarta-feira (1º).
Os deputados também rejeitaram duas emendas e um substitutivo integral, que modificavam o projeto enviado pelo Governo e proibiam o garimpo de ouro, quando houvesse a exploração das áreas de Reserva Legal.
Mas durante a segunda sessão plenária do dia, o deputado Wilson Santos (PSD), que foi autor do substitutivo integral, apresentou uma emenda e outro substitutivo integral insistindo em proibir o garimpo de ouro.
Leia mais:
Comissão mantém garimpo de ouro em Reserva Legal e projeto vai ao Plenário
Emenda proíbe garimpo de ouro na mineração em Reserva Legal
Com a (re)apresentação das emendas e do novo substitutivo, o projeto retorna para parecer na Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais.
Em seguida, o PLC deve ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Após o parecer do segundo órgão colegiado, o projeto vai para plenário. Se for aprovado, vai para sanção do governador Mauro Mendes (União Brasil).
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.