DA REDAÇÃO
Assessoria
O deputado Neri Geller pode ter o mandato cassado no TSE
Deve ocorrer na próxima terça-feira (23) o julgamento de um recurso da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) no qual é pedida a cassação do mandato do deputado federal Neri Geller (PP).
O processo está sob relatoria do ministro Mauro Campbell Marques, que o incluiu na pauta da sessão do Tribunal Superior Eleitoral da terça.
Neri é acusado de abuso de poder econômico e captação ilegal de recursos na eleição de 2018, quando foi eleito deputado federal. Segundo o Ministério Público, o deputado, que é produtor rural, teria triangulado doações de empresas, que são proibidas, por meio da conta do filho dele, Marcelo Piccini Geller.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) rejeitou o pedido de cassação porque inicialmente o Ministério Público apontava para abuso de poder econômico por meio da "dobradinha", com doações feitas por Neri a candidatos a deputado estadual.
Apenas depois que os sigilos bancário e fiscal do deputado e do filho foram quebrados é que a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) identificou a triangulação e mudou o teor da acusação.
Neri concorre ao Senado por Mato Grosso neste ano.
Leia mais:
MPF pede cassação de Neri por doações de empresas trianguladas em conta do filho
Criticado por aliança com Lula, PP de Neri Geller recebeu R$ 580 mil do agronegócio
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.