LETICIA AVALOS
Da Redação
Os vereadores Maysa Leão (Republicanos) e Daniel Monteiro (Republicanos) prometeram acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT-MT) para investigar as denúncias de que a empresa Costa Oeste, responsável pela contratação de cuidadoras de alunos com deficiência (CADs) em Cuiabá, estaria coagindo as profissionais a abrir mão do vale-transporte e aderir ao seguro de vida e plano odontológico que geram descontos no salário.
“A gente pensa que precisa ir até essa empresa e olhar esses contratos [...] se a gente tiver muitos ou poucos contratos que disseram que abrem mão do vale-transporte, essas pessoas precisam ser chamadas e serem ouvidas num lugar de segurança. Eu estou recebendo a cada dia mais denúncias, mas elas têm muito medo porque, por mais que seja arbitrário, que seja pouco [o salário], elas não querem parar de trabalhar”, disse nesta quinta-feira (13).
Maysa afirmou que fez um encaminhamento para que o fiscal de contratos da Secretaria Municipal de Educação faça um levantamento de todas as CADs que supostamente optaram pelos descontos e abriram mão dos benefícios. “Certamente, ninguém que ganha R$ 1.200 faria essa escolha”, ponderou.
Leia mais:
Júlio descarta boicote e atribui vandalismo de ETAs em VG à criminalidade
Câmara aprova reforma administrativa de Abílio; prefeitura corta cargos comissionados
AL convoca secretário para explicar situação das obras do BRT
Daniel Monteiro chegou a dizer que consideraria romper o contrato com a empresa, caso fosse o prefeito, por causa da gravidade das denúncias, mas reiterou que é preciso fazer uma apuração adequada para não cometer atitudes levianas.
A suposta precariedade das condições de trabalho tem resultado em uma quantidade insuficiente de CADs nas escolas municipais. Segundo Maysa, cerca de 130 famílias denunciaram em seu gabinete a falta de profissionais para acompanhar suas crianças com deficiência.
O vereador Dilemário Alencar (União), que é líder do prefeito Abilio Brunini (PL) na Câmara, esclareceu que o dono da empresa foi convocado a prestar esclarecimentos na Casa de Leis.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Maeia Eloisa 13/02/2025
Essas denúncias não são verdadeiras, sou cad e já estou trabalhando, essas conversas são de mulheres que realmente não quer ter uma compromisso melhor, não entende sobre leis, e principalmente não tá nem aí pros seus alunos. Vejo cad que trabalha comigo só reclamando o dia todo... e enquanto isso muita cad ainda não foi chamada. Revê isso direito pq denuncia falsa prejudica outras pessoas.
1 comentários