DA REDAÇÃO
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), recebeu do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Certificado de Reconhecimento à Casa de Leis, pelas garantias dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do Comitê do Selo Unicef (edição 2021-2024), presidido pela Associação Para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM). A entrega do certificado ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), na Primeira-Secretaria.
Max Russi, que é membro do comitê, tem atuação ampliada na defesa no social, por meio de ações e na criação de políticas públicas. O parlamentar também é membro da Comissão de Diretos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania, Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso.
“Fico feliz em representar a Assembleia Legislativa, neste momento de reconhecimento, por tantas ações que meus colegas e eu defendemos em prol da criança e do adolescente. A proteção e o tratamento dado a esse grupo, possuem impacto direto no desenvolvimento humano desses indivíduos e que reflete nos aspectos sociais, físicos, psicológicos e emocionais. E nós, enquanto parlamentares, estamos aqui (Assembleia) para defender tudo isso”, assegurou Max Russi.
Os municípios mato-grossense reconhecidos com o Selo Unicef foram Arenápolis, Barra do Garças, Cuiabá, Nova Xavantina, Paranaíta, Planalto da Serra, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Tangara da Serra e Tapurah. De acordo com informações do escritório da Unicef-Belém do Pará, responsável pela região amazônica, o fundo já se organiza para a convocação dos prefeitos para assinatura do Termo de Adesão ao selo.
“Parabéns aos prefeitos que conquistaram o selo. Não é tarefa fácil, já fui prefeito e sei o quantos os municípios, os menores especialmente, precisam se desdobrar para atender tantas demandas de suas cidades. Agora, torço para que os próximos, reeleitos e eleitos, aceitem encarar a próxima edição”, concluiu Max Russi, que também foi prefeito, em Jaciara, por dois mandatos consecutivos.
A ação da Unicef visa apoiar os municípios do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal Brasileira, fortalecendo as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Outras informações estão disponíveis no portal: https://www.unicef.org/brazil/
É de caráter avaliativo do Unicef, as ações direcionadas à educação de qualidade para todos; proteção contra a violência; oportunidades de formação e trabalho para adolescentes e jovens; saneamento básico nas escolas e proteção social para famílias vulneráveis e à primeira infância.
São parceiros do Selo Unicef em Mato Grosso, a Assembleia Legislativa, Ministério Público do Trabalho, Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios do Mato Grosso (APDM), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Federação das Associações de Bairros de Mato Grosso, Instituto Peabiru, Ministério Público de Mato Grosso/CAOJ Infância e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Selo Unicef – A ação surgiu em 1.999, no Ceará. Em seus primeiros anos de ação pelo país, o fundo reuniu 1.500 cidades por todo o Brasil, bem diferente da edição mais recente (2021-2024) e que reuniu 2.023 municípios de 18 estados, a maior edição da história. Mato Grosso foi representado por 74 das 142 cidades existentes.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.