LETICIA AVALOS
DA REDAÇÃO
O vereador reeleito Pastor Jeferson Siqueira (PSD), pré-candidato à presidente da Câmara de Cuiabá, afirmou, nesta quinta-feira (5), já ter 12 nomes consolidados em torno de seu projeto de comandar o Legislativo e que, na próxima semana, deve anunciar novos apoiadores ao seu projeto.
"Agora chegou numa fase, eu falo como se fosse um jogo de xadrez. Uma oportunidade para poder dar um outro passo. A movimentação existe, é claro que construir uma chapa não depende apenas daquilo que nós entendemos que seja o ideal, temos que conversar com os colegas", frisou o parlamentar.
No cálculo de 12 apoios consolidados, Siqueira não contabiliza o vereador Marcrean Santos (MDB), que chegou a lançar-se para a Mesa Diretora. Ele disse que tem mantido diálogo com o emedebista e espera obter seu apoio. "Marcrean tem afinidade com nosso grupo, pelo tempo que temos aqui na Casa, mas respeito esse tempo que ele pediu pra gente também", assinalou.
Jeferson afirmou que tem avançado nas conversas com o autodenominado G5 - formado pelos vereadores Dilemário Alencar (União), Demilson Nogueira (PP), Sargento Joelson (PSB), Daniel Monteiro (Republicanos) e Eduardo Magalhães (Republicanos) -, que pretende montar uma chapa própria ou buscar espaço de destaque em torno de uma das candidaturas. "O diálogo com o G5 existe, estamos conversando, as tratativas estão avançando dentro do tempo que temos como limite. Está chegando a hora, acho que daqui a pouco a gente consegue dar um panorama mais claro", explicou o vereador.
O pré-candidato revelou que também tem dialogado com três parlamentares do grupo que tem Paula Calil (PL) como postulante à presidência da Mesa Diretora. "A gente está num jogo, a gente é atacado e precisa atacar também. Conseguimos falar com três vereadores e esperamos nos próximos dias consolidar esse apoio", colocou o vereador, que calcula que a adversária possui apoio consolidado de 8 parlamentares, o que seria insuficiente para vencer a eleição.
Leia mais:
Vereador quer PL unido e articula "paz" entre Chico 2000 e Paula Calil
SEM RECUO
Em relação a um possível recuo de disputar a presidência em prol do atual presidente, vereador Chico 2000 (PL), Jeferson Siqueira analisa que não deverá acontecer, apesar de não descartar a possibilidade em nome do fortalecimento do grupo.
"Eu sou candidato à presidência da Casa, a gente está defendendo uma bandeira e uma ideologia de grupo. Temos a consciência que não queremos perder a Mesa, nosso grupo não tem vaidade em relação a isso, mas o nome do Jeferson se consolidou. Entre trancos e barrancos, ataques e defesas, sobressaímos de tudo e hoje a opinião pública é favorável ao nosso nome", avaliou.
Inclusive, parlamentares que não declararam apoio tem dado o feedback de que a candidatura dele à presidência da Câmara tem sido bastante comentada nos bairros da cidade. "Em nenhum momento a gente pensou em retroceder. O momento mais difícil, quando sofri todo tipo de calúnia e difamação, e tive que saber responder à população cuiabana quem é o Jeferson, já passou. Então, daqui pra frente, a gente só tem a crescer. Quem precisa repensar algumas coisas não é nosso grupo", pontuou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.