JULIANA ARINI
Projeto de Lei para aumento do piso salarial dos enfermeiros graduados em Mato Grosso poderá ser votado na próxima semana. O PL de número 187/2022, visa estabelecer o piso da categoria para R$ 4.750,00 mil reais como base em um jornada de 30 horas semanais.
A proposta pode mudar o atual cenário de insegurança salarial e estabelecer parâmetros para que a remuneração dos enfermeiros seja equiparada aos demais profissionais de saúde. No dia 8 de Março, membros do Fórum das Entidades da Enfermagem de Mato Grosso chegaram a realizaram uma manifestação pelas ruas de Cuiabá para cobrar a aprovação do PL.
Leia mais:
Dois frigoríficos de Mato Grosso estão com exportações suspensas de carne para a China
Com faixas e cartazes, os profissionais saíram do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT) em uma caminhada até a Praça 8 de Abril.O fórum é composto pelo Coren-MT, Sindicato dos Profissionais da Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT) e Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-MT).A categoria no estado buscava sensibilizar a sociedade e os parlamentares sobre a importância da aprovação do piso para esses profissionais da saúde.
O projeto que poderá ser votado nesta semana é de autoria do deputado estadual, Doutor João (MDB).
"O enfermeiro é o profissional que está presente em todas as unidades de saúde, sejam elas públicas ou privadas. Nos períodos de grande incidência de doenças ou problemas de saúde com a sociedade, como a pandemia causada pela Covid-19, os enfermeiros foram os profissionais que estiveram e estarão na linha de frente, deram a vida na pandemia, arriscando as suas para promover a saúde e bem-estar do próximo”, disse o deputado.
Hoje a enfermagem não possui piso salarial determinado por lei ou convenção. Um enfermeiro trabalhando no estado do Mato Grosso ganha, em média, R $2.952,23 por uma jornada de trabalho de 39 horas semanais.
A faixa salarial da profissão no estado fica entre R $2.694,47 (média do piso salarial 2021 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R $4.789,76. Os dados são referentes a pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais divulgados do Novo CAGED, e Social e Empregador Web pela Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE).
Covid-19
Segundo o Coren-MT, a categoria foi uma das mais atingidas pela pandemia na área de saúde. Em 2021, no maior pico de casos da Pandemia, foram registrados 1,1 mil casos de contaminação pelo novo coronavírus entre os profissionais de enfermagem. Destes, 43 morreram em decorrência da doença.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.