LETICIA AVALOS
DA REDAÇÃO
Durante a apresentação do balanço dos 100 dias de gestão, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), explicou sobre como irá atacar a falta de água, apontado como um dos principais problemas do município. Segundo ela, a situação vem sendo atacada em duas frentes: as ações necessárias para estruturação do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) e a concessão dos serviços para a iniciativa privada.
A prefeita relatou que foram encontradas diversas falhas para a prestação do serviço, como a ausência de reservatórios para acumular a água já tratada. "Detectamos várias falhas de operação e nesse interim delimitamos que vamos atuar em suas frentes. A frente de operacional para bucar investimentos para melhorar o Departamento de Água e Esgoto e também, ao mesmo tempo, 'startar' a concessão privada, como já startamos'", frisou a prefeita, que apontou a concessão privada como a solução definitiva para o problema durante a campanha eleitoral.
Moretti esclareceu que o processo de concessão é complexo. Nesses primeiros 100 dias, a gestão dedicou-se a realizar um diagnótisco da situação do DAE. "Não se faz uma decisão de concessão privada de uma hora para outros. Tínhamos que chegar aqui, conhecer a situação do DAE, o que tinha de diagnóstico, estudo, enteder o que tínhamos de material, que no final não tinha quase nada, e startar praticamente do zero".
Leia mais:
Cleiton Marino será nomeado secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
A prefeita ressaltou que processo de concessão está no processo de estudos iniciais de valoração do DAE e ainda da análise da documentação. A estimativa dela é de que todo processo deve ser concluído dentro de 1 ano e meio e dois anos.
Ela explicou que o estudo é amplo e necessita seguir alguns trâmites, como realização de audiências públicas e aprovação da legislação pela Câmara Municipal. "Tudo isso será acompanhado de perto pela população, de forma bem transparente", assinalou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.