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POLÍTICA Quinta-feira, 15 de Julho de 2021, 06:52 - A | A

15 de Julho de 2021, 06h:52 - A | A

POLÍTICA / INFRAESTRUTURA

Ministro sinaliza e Pivetta relata "pressa" para ferrovias em MT

Encontro da Ferrogrão, da Ferronorte e da Fico deve ser construído em Lucas do Rio Verde

MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação



O vice-governador Otaviano Pivetta (sem partido) citou “pressa” para que sejam construídas ferrovias em Mato Grosso, em especial o entroncamento da Ferronorte, da Ferrogrão e da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que deve ser feito em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá).

Pivetta comemorou uma fala do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que indicou esforço do Governo Federal para construção de ferrovias para escoamento da produção do agronegócio mato-grossense.

Durante evento em Contagem (MG), na segunda-feira (12), Tarcísio classificou o futuro encontro da Ferronorte, da Ferrogrão e da Fico como o “grande entroncamento ferroviário do Brasil”.

De início, a continuidade da Ferronorte de Rondonópolis (212 km ao Sul da Capital) a Lucas deve ser prioridade para a União.

Ao Midiajur, Pivetta afirmou que foi a Nova Mutum e Lucas com investidores na quarta-feira (14).

O terreno para construção do terminal ferroviário já foi adquirido pela Rumo Logística, que detém a concessão da Ferronorte.

“Estive acompanhando os investidores da Rumo até para mostrar apoio do Governo do Estado, porque todas as ferrovias projetadas serão muito bem vindas. E nós temos pressa. Creio que temos que atender os que querem fazer agora, e depois vemos os demais, e assim vai indo”, declarou.

Nas redes sociais, o vice-governador afirmou que a sinalização do Governo é o início de “um capítulo de prosperidade da nossa nação”.

“Nó,s mato-grossenses, que tanto temos contribuído com o Brasil, estamos muito próximos de realizarmos esse grande sonho para resolver um dos grandes problemas que têm travado nossa economia: a logística integrada pelas ferrovias”, comemorou.

Segundo o ministro Tarcísio de Freitas, "a primeira autorização que nós vamos dar vai ser a extensão da Ferronorte de Rondonópolis para Lucas do Rio Verde. A Agência (Nacional de Transportes Terrestres – ANTT) já está informada disso, colocamos como prioridade”.

Tarcísio vem a Mato Grosso na sexta-feira (16) para discutir outro problema do escoamento da produção: a concessão da BR-163, atualmente sob responsabilidade da Rota do Oeste, com a Odebrecht como maior acionista.

TRÊS FERROVIAS - O trajeto atual da Ferronorte liga o Porto de Santos (SP) até Rondonópolis, chegando por Aparecida do Taboado (GO), por meio da ligação com a malha ferroviária paulista.

O projeto em andamento deve levar os trilhos até Lucas, passando por Cuiabá.

Já a EF-170, ou Ferrogrão, vem sendo discutida há mais de quatro anos e com alta expectativa do agronegócio.

A Ferrogrão está no Plano de Parceria e Investimentos (PPI) do Governo Federal, com R$ 12 bilhões a serem injetados pela iniciativa privada.

O projeto enfrenta entraves jurídicos. Em março, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu uma lei de 2017 que alterava os limites do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, que beneficiava o traçado da Ferrogrão.

Além disso, a Ferrogrão ainda passa também por análise do Tribunal de Contas da União (TCU), onde a área técnica pediu a devolução do processo à ANTT até haja licenças ambientais para sua construção.

Também no PPI, projeto da FICO prevê a ligação por trilhos a partir de Água Boa, passando por Lucas do Rio Verde e até Mara Rosa (GO). A conexão com a Ferrovia Norte-Sul em Goiás levaria ao escoamento da produção até o Porto de Alcântara (MA).

Confira post do vice-governador Otaviano Pivetta no Instagram:
 

 
 
 
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