LÁZARO THOR
A reportagem do Midiajur teve acesso ao relatório completo da inteligência da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso que aponta quem são os financiadores dos protestos bolsonaristas no estado, considerados anti democráticos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O relatório de acesso restrito pode ser lido neste link.
O documento foi elaborado a pedido do ministro Alexandre de Moraes. Além da identificação dos proprietários dos caminhões, o ministro também solicitou no dia 8 deste mês a relação, em até 48 horas, de todos os financiadores das ações de protesto no estado. O prazo foi estendido a pedido do setor de inteligência.
Em decisão do último sábado, que estava sob sigilo, Moraes decretou bloqueio das contas de empresas de todo país acusadas de financiarem os protestos. A decisão foi tomada com base nos relatórios enviados pelas polícias de diversos estados.
Leia mais:
Tenente-Coronel acusado de assediar policial militar é condenado a 15 dias de prisão
"Preliminarmente, insta salientar que os pretensos delitos cometidos por parte dos organizadores e/ou financiadores do ato em questão ofendem os interesses da união, ensejando, por tal motivo, a atribuição investigativa por parte da Polícia Federal", diz trecho do relatório assinado pelo chefe da Polícia Civil no estado, Mário Demerval.
A investigação feita pela Polícia Civil não trouxe dados referentes a financiadores de manifestações em alguns municípios do estado, como Rondonópolis, Cuiabá, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra.
O levantamento feito pela Polícia Civil também traz dados de caminhões que estavam estacionados nos bloqueios em rodovias no estado. Mesmo assim, a polícia aponta fragilidade nos dados preliminares obtidos, indicando a necessidade de maior prazo para concluir as investigações.
"São esses os dados coletados por esta Diretoria de Inteligência mediante os Pedidos de Busca respondidos, ressaltando-se que o exíguo prazo disponível para a conclusão dos trabalhos dificultou uma coleta maisampla e precisa em relação ao que foi constatado nos locais monitorados, de forma que os dados coletados não devem ser interpretados de forma absoluta, evitando-se, assim, análises de cunho definitivo", diz trecho do documento.
Veja a lista de financiadores
CÁCERES
MEROTTI & CIA LTDA
RICARDO CASTELLA CARDOSO & CIA LTDA
GUARANTÃ DO NORTE
REBEQUI & CIA LTDA
BARRA DO GARÇAS
SINDICATO RURAL DE BARRA DO GARCAS
CONFRESA
AGRITEX COMERCIAL AGRICOLA LTDA
AGROMEX GRAIN LOGISTICA LTDA
J N DALMAGRO LTDA
DANIELLI, TREVIZAN & CIA LTDA
BRENDLER COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA
ZAQUEU TRANSPORTES E LOGISTICA LTDA
SINOP
PARANA MATERIAIS DE CONSTRUCOES LTDA
CONSTRUTORA GARDIM LTDA
ALTA FLORESTA
CASTANHEIRA MUNCK LTDA
REOBOTE TRANSPORTES E TURISMO LTDA
PONTES E LACERDA
FAVORITO SUPERMERCADO LTDA
H DA SILVA
JUSTINIANO TAVORA COMERCIO DE MADEIRAS LTDA
JUÍNA
TURRA ARMAZENS GERAIS LTDA
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Catarina 18/11/2022
A lista de Caceres está incompleta , tem outros empresários envolvidos . Uma pena todo essa anarquia , acabar com a democracia depois de tanta luta . Os maiores investidores do governo Bolsonaro são os responsáveis por esse movimento, agora porque? Será que lucraram tanto para não aceitar o resultado? Um fato triste na nossa história.
Elza Soares 18/11/2022
Estão clamando pela ditadura...eu até queria ver o exército atender a esse clamor...os primeiros que iam voltar com o rabo entre as pernas seriam esses bolsonaristas radicais e os valentões que quisessem enfrentar iriam entrar no cacete.
Aparecida 18/11/2022
A democracia levou mais de 20 anos para ser conseguida . Que o ministro Morais faça ela ser cumprida e ao meu ver, esses baderneiros precisam também ser identificados. Foram pagos para fazerem arruaças? Receberam ? Então , que sejam punidos por serem antipatriotas! Estudar a história do Brasil faz bem e ditadura/golpe nunca mais.
Amanda 17/11/2022
Ordens ilegais não devem ser cumpridas! Lamentável! Não existe um financiador, não existe líder!! O povo cansou da ditadura da toga, da censura imposta!
Maria Elizabeth Freitas 17/11/2022
Acho que passou da hora de as polícias (não só a civil) parar de obedecer ordens ilegais, aliás, insanas! O dinheiro é deles, eles gastam como quiserem! Qual lei diz q é ilegal "financiar" manifestações patrióticos?! E por que o Moraes e demais "ministros" do STF nunca mandaram investigar quem financiava os protestos violentos e depredatórios de MST, CUT, Black blockers etc?!
Joao 17/11/2022
A polícia não pode esquecer que se o ladr@o assumir, mesmo diante de eleic@es desonestas, será a primeira a ficar vulnerável, tendo que ser mandada por despachos judiciais dos tiranos que lá estão sentados. Vai fundo polícia do MT, traia a sua pátria mesmo, só não reclamem depois.
6 comentários