LETICIA PEREIRA
Da Redação
Um grupo de parlamentares da Câmara Municipal de Cuiabá tem se mobilizado para construir o consenso de uma Mesa Diretora composta exclusivamente por mulheres. A informação é da vereadora reeleita, Michelly Alencar (UB), que faz parte do grupo e afirmou ter recebido o apoio de colegas homens.
“As mulheres sempre ajudaram os homens a se eleger, por que não os homens ajudarem as mulheres a se eleger? E aí eu deixo bem claro, não é uma exclusão, é uma participação de entrarmos num consenso de que os homens também entendam esse momento histórico e de que eles queiram contribuir. Até agora, os homens que nós conversamos estão dispostos a isso”, garantiu a vereadora.
A partir do ano que vem, oito das 27 vagas na Câmara serão ocupadas por mulheres. O número representa a maior participação feminina da história da Casa de Leis. Para Michelly, uma Mesa 100% de mulheres seria importante nesse cenário, mas a vereadora disse que as negociações estão sendo feitas com cautela.
Leia mais:
Botelho descarta ser 1º secretário no caso de nova eleição na AL
“Eu acho que é um momento histórico que a Câmara está vivendo e a gente poderia aproveitar esse momento, sim. Mas nós ainda estamos nessa fase de construção, [...] nós temos aí um grupo fechado. Ontem [segunda-feira (4)] nos reunimos e a gente está fazendo isso com muita cautela”, declarou.
A parlamentar preferiu não falar os nomes dos colegas que fecharam com ela, porque, segundo ela, os arranjos políticos sempre podem mudar.
Michelly também contou que uma das ideias do grupo é mudar o regimento interno da Casa para que as vagas na Mesa aumentem de cinco para sete. Caso seja aprovada, a alteração permitiria incorporar todas as vereadoras na Mesa. A única exceção seria Samantha Iris (PL), esposa do prefeito eleito Abilio Brunini (PL) e a mais votada do pleito, que já anunciou que faz questão de não participar.
O aumento do número de vereadores na Câmara é a justificativa da parlamentar para ampliar a Mesa Diretora, já que a Casa, que tinha um quadro de 24 vagas, terá três cadeiras a mais a partir da próxima legislatura, por razão do aumento populacional da capital atestado no Censo 2022 (IBGE).
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.