Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Sábado, 11 de Junho de 2022, 10:38 - A | A

11 de Junho de 2022, 10h:38 - A | A

POLÍTICA / EXCLUSIVO

Bolsonaro decreta sigilo em gastos de viagem que fez a Cuiabá

Na capital, presidente participou de motociata e de três eventos religiosos

ALLAN PEREIRA E LÁZARO THOR
Da Redação



Os gastos da viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sua equipe a Mato Grosso, além sua participação em motociata e outros três eventos na capital no dia de 19 de abril deste ano, foram categorizados como sigilosos.

O Midiajur entrou com requerimento via Lei de Acesso à Informação (LAI) para ter acesso a prestação de contas do Gabinete Presidencial. Veja aqui a resposta ao pedido de acesso aos dados.

Leia mais:

Pela 4ª vez, PT pode acionar Bolsonaro por motociata e eventos na Capital na Justiça

Após pedir as informações sobre os custos com passagem aérea, hospedagem, alimentação, segurança institucional e outros itens, a reportagem recebeu uma primeira resposta da pasta na qual afirmou que era impossível responder a demanda, já que "a prestação de contas da referida viagem não havia sido finalizada no momento de dar ao resposta do pedido".

Foi apresentado recurso junto a primeira e segunda instância da Secretaria-Geral da Presidência, que destacou que o prazo de prestação de contas é efetuado e concluído em até 30 dias. O recurso apresentado destacou trecho do próprio Manual do SIAFI, que prevê a obrigatoriedade da prestação de contas em até um mês.

A Controladoria Geral da União (CGU), responsável por analisar o processo em última instância, pediu informações à Secretaria-Geral da Presidência. O órgão afirmou então que o governo havia decretado sigilo dos dados.

"Contudo, o órgão responde que 'a discriminação por itens dos gastos relativos à viagem ao Mato Grosso do Senhor Presidente da República, ocorrida no dia 19 de abril de 2022, que envolvem as despesas realizadas por intermédio da Secretaria Especial de Administração - SA/PR, encontram-se categorizadas como sigilosos'", diz trecho de resposta enviada a CGU.

Segundo decisão do auditor federal de finanças e controle, Marcio Cunha Filho, a decretação de sigilo impede a análise do mérito do caso.

"Não compete à CGU reanalisar ou reverter decisões de classificação de informações. A competência de revisar a informação classificada é exercida pela autoridade classificadora, pelo Ministro de Estadorespectivo (ou autoridade equivalente) e pela Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI), última instância recursal em casos de pedidos de desclassificação de informaçõe", destaca.

Visita a Cuiabá

Em 19 de maio, ao lado do governador Mauro Mendes (União Brasil), Bolsonaro esteve em Cuiabá para participar do lançamento "Marcha para Jesus" na sede da Comunidade das Nações, da 45ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) das Igrejas Assembleias de Deus no Grande Templo e da promoção de 506 de oficiais e praças da Polícia Militar de Mato Grosso.

Na ocasião, assim como em viagens a Paraná e São Paulo, ele desfilou em um carro e foi acompanhado por uma motociata de apoiadores.

O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma ação na Justiça Eleitoral por suposta prática de propaganda eleitoral extemporanea (antecipada) e pediu aplicação de multa.

Em parecer assinado pelo vice-procurador-geral Eleitoral Paulo Gustava Gonet Branco, afirmou que Bolsonaro não fez pedido explicíto de votos e que manifestações desse tipo "constituem elemento de participação na vida cidadã".

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Ederjunior Lino Borges 11/06/2022

Esse bandido meliciano coloca sigilo em tudo que faz mas acabará o melhor presidente desse país vai voltar ele tem que ir para cadeia,#fora genocida fdp,lula13 2022sem medo de ser feliz

positivo
0
negativo
0

1 comentários

PM prende 5 acusados de matar rapaz; um dos bandidos foi baleado
#GERAL
PRISÃO COLETIVA
PM prende 5 acusados de matar rapaz; um dos bandidos foi baleado
Estado chama 120 aprovados no concurso da Saúde; VEJA LISTA
#GERAL
SERVIÇO PÚBLICO
Estado chama 120 aprovados no concurso da Saúde; VEJA LISTA
 Gefron apreende mais R$ 741 mil em drogas em MT
#GERAL
FLAGRANTE
Gefron apreende mais R$ 741 mil em drogas em MT
Cuiabá recebe shows nacionais, futebol e festa alemã
#GERAL
AGENDA FINAL DE SEMANA
Cuiabá recebe shows nacionais, futebol e festa alemã
Operação combate comércio de cigarros eletrônicos em MT
#GERAL
FUMAÇA
Operação combate comércio de cigarros eletrônicos em MT
Cuiabá amplia frota para regularizar coleta de lixo
#GERAL
EM ATRASO
Cuiabá amplia frota para regularizar coleta de lixo
Confira Também Nesta Seção: