ARIELLY BARTH
DA REDAÇÃO
O resultado da eleição municipal também provocará uma mudança na Assembleia Legislativa de Mato Grosso nos próximos meses. Claudio Ferreira "Paisagista" (PL), prefeito eleito de Rondonópolis, renunciará ao mandato de deputado estadual em dezembro para assumir o cargo no Executivo.
A vaga dele será ocupada pelo suplente Chico Guarnieri (PL). Empresário com base eleitoral em Barra do Bugres, Chico migrou do extinto partido PTB - pelo qual disputou as eleições - para o PL. No pleito de 2022, ele recebeu 10.134.
A vitória de Cláudio Ferreira frustrou não só o deputado Thiago Silva (MDB), que enfrentou o prefeito eleito neste domingo, mas também o ex-secretário de Agricultura Familiar, Silvano Amaral (MDB). Ele é 1º suplente do MDB na Assembleia e vivia a expectativa de ser efetivado no cargo caso o correligionário fosse eleito prefeito.
Outro que se frustou com o resultado das eleições municipais foi o ex-secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo (UNIÃO), que esperava assumir a vaga de Eduardo Botelho (UNIÃO). Como o atual presidente da Assembleia sequer avançou para o segundo turno, Figueiredo segue na condição de 1º suplente.
Durante a campanha, Botelho tirou licença de 30 dias para se dedicar integralmente a campanha. Gilberto deixou o comando da Secretaria de Saúde para assumir a cadeira e, na ocasião, afirmou que não retornaria à pasta mesmo que o correligionário não fosse eleito. Segundo ele, o 'ciclo já havia se encerrado'.
Leia mais:
Partido de Mauro elege maior número de prefeitos em MT; PL vence nas cidades mais populosas
DOIS NA EXPECTATIVA
Além disso, o pleito em Cuiabá pode provocar mais uma mudança na ALMT ou na bancada do Estado na Câmara dos Deputados. Se Lúdio Cabral (PT) for eleito, a ex-vereadora Edna Sampaio (PT) assume sua vaga na Assembleia.
Caso Abílio Brunini (PL) vença a disputa pelo Palácio Alencastro, Rodrigo da Zaeli, segundo suplente do partido, tomará posse como deputado federal, uma vez que o primeiro suplente, Nelson Barbudo, já assumiu o mandato após a morte de Amalia Barros, ocorrida este ano. Rodrigo Zaeli é ex-vereador de Rondonópolis e disputou a eleição deste ano para a Câmara do Município, onde ficou como 4º suplente do PL.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.