MIKHAIL FAVALESSA E LÁZARO THOR
Da Redação
O Exército Brasileiro será comandado, a partir de janeiro, por um cuiabano, o general Júlio Cesar de Arruda. O anúncio do nome de arruda foi confirmado pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no último final de semana.
Arruda vai substituir o atual comandante, o general de Exército Marco Antônio Freire Gomes.
A troca de comando acontece em meio a uma tentativa do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de despolitizar as Forças Armadas, envolvidas na tentativa do presidente Jair Bolsonaro (PL) de descredibilizar o processo eleitoral.
Reportagem d'O Globo, da colunista Malu Gaspar, apontou que há ressalvas entre os petistas com o nome de Arruda, que seria o mais bolsonarista entre os mais antigos do Exército.
Contudo, fontes ouvidas pelo Midiajur apontaram que o cuiabano tem forte ligação com as ações operacionais do Exército, tendo curso de Forças Especiais.
"O perfil dele é bem menos político. Deve seguir fielmente as determinações do Presidente da República (Lula). Está bem alinhado com relação a despolitizar as Forças Armadas", disse a fonte, sob condição de anonimato.
Reprodução
Arruda foi homenageado com a medalha Grã-Cruz da PMMT
O general Júlio Cesar de Arruda tem 63 anos de idade e entrou no Exército como praça em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em Campinas. Se formou na Academia Militar das Agulhas Negras (Amam) como aspirante em 12 de dezembro de 1981. Seguiu na carreira militar até ser promovido ao posto de geneneral em 31 de março de 2019.
Serviu em unidades do Exército em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) em Cuiabá, e chefia atualmente o Departamento de Engenharia e Construção do Exército, em Brasília.
Em 2019, quando se tornou general, Júlio Cesar de Arruda foi homenageado pelo então comandante-geral da Polícia Militar e atual deputado federal eleito, Jonildo José de Assis (PL). Arruda recebeu a medalha Grã-Cruz, a maior honraria da PM de Mato Grosso.
Depois, quando se tornou chefe da Engenharia da do Exército, foi homenageado na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), com uma moção de aplausos pela promoção e também com a Comenda Marechal Rondon.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Claudio José Pereira Dias 13/12/2022
Esperamos ser o comandante fiel ao governo que se iniciará em janeiro de 2023.
1 comentários