MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
A Câmara dos Deputados instaurou um processo para decretar a perda do mandato do deputado federal Neri Geller (PP), conforme determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a Câmara, somente a Mesa Diretora tem competência para retirar o mandato do parlamentar.
Segundo informado pela assessoria da Casa, será seguido o rito previsto no ato nº 37/2009, publicado pela Mesa Diretora naquela ocasião. O presidente da Câmara é o deputado federal Arthur Lira (PP), aliado de Neri.
Marco Aurélio Marrafon (Cidadania), suplente que foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) no lugar de Neri, entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar assumir o cargo.
Leia mais:
TSE cassa diploma de Neri Geller e declara inelegibilidade de deputado
TRE autoriza candidatura de Neri ao Senado por maioria
O pedido de Marrafon foi distribuído ao ministro Nunes Marques na última quinta-feira (8), mas ainda não tem decisão.
A Corregedoria da Câmara instaurou o processo para tramitar a cassação dentro do Parlamento. Será conduzida fase de instrução, com emissão de um parecer pelo corregedor, deputado federal Paulo Bengston (PTB-PA), e depois encaminhado ao presidente Arthur Lira.
"Somente após a decisão da Mesa Diretora será convocado o suplente da coligação", informou a assessoria de imprensa da Câmara.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.