MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), passou a falar abertamente sobre a possibilidade de disputar a reeleição ao cargo. A questão vinha sendo debatida nos bastidores, depois que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu brecha para o terceiro mandato de Botelho à frente do Legislativo.
Antes, havia um provável acordo com o atual primeiro-secretário, Max Russi (PSB), para que os papéis se invertessem, com Botelho na primeira-secrataria e Max na presidência.
Na sessão de segunda-feira (19), Botelho chegou a afirmar durante debates acalorados entre parlamentares que está em campanha.
"Eu sou escravo do regimento e estou em campanha para presidente", afirmou ao tentar apaziguar uma discussão entre deputados.
Depois da sessão, afirmou à imprensa que "é bem possível, é bem possível" que seja candidato à reeleição. Questionado sobre a possibilidade, em uma escala de 0 a 10, foi direto: "10".
Max disse à imprensa, também na noite de segunda, que seguiria buscando sua candidatura a presidente da Mesa Diretora.
"Faz parte. Ele não falou ainda que é candidato, acredito que seja... ele falou que está dependendo ainda de uma consulta... ele falou brincando ali, mas para mim ele fala que tem ainda um entendimento com os advogados. Eu estou tranquilo, tocando o meu projeto", declarou.
As articulações devem se intensificar em janeiro, quando os deputados voltam a ter sessões no dia 4. A eleição da Mesa Diretora é realizada na primeira sessão da próxima legislatura, em 1º de fevereiro.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.