Sábado, 23 de Novembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 23 de Novembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2023, 10:24 - A | A

03 de Fevereiro de 2023, 10h:24 - A | A

POLÍTICA / RODOVIA-PROBLEMA

Banco emperra acordo para governo assumir concessão da BR-163

Acordo assinado por meio de TAC prevê que a MT Par vai comprar e administrar a Rota do Oeste

DA REDAÇÃO



O Banco Pine é a última instituição financeira que ainda não aceitou a negociação para que o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Participações Ltda (MT Par), assuma a Concessionária Rota Oeste, responsável por 800 km da BR-163 no Estado. A MT Par deve ficar responsável pela duplicação da rodovia entre Cuiabá e Sinop.

Conforme revelado pelo Midiajur, na quinta-feira (2), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu prazo de mais 60 dias para o governo e a Rota do Oeste concluírem a negociação, prevista em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a MT Par assuma a concessão.

Segundo o governo, até esta sexta-feira (3), apenas o Banco Pine não deu o aceite no acordo de renegociação das dívidas da Rota do Oeste, item primordial para que o Estado possa concluir o processo de aquisição da concessionária e assumir a administração da rodovia.

Por meio da MT Par, o governo comprou as cotas de participação da Odebrecht Transport e assumiu as dívidas contraídas pela Rota do Oeste para a duplicação de 120 km da BR-163, entre Itiquira e Rondonópolis, na região Sul do Estado. Entretanto, diante dos investimentos que ainda serão realizados para que a duplicação da estrada seja concluída, o governo busca a renegociação dessas dívidas.

Conforme a proposta apresentada pelo governo, nos próximos dois anos serão investidos R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163, com recursos próprios. Desse valor, R$ 300 milhões já estão no caixa da empresa estadual, enquanto o restante dos valores será repassado pelo Estado, segundo previsão orçamentária.

Em Mato Grosso, desde 2014, trecho de 800 km da BR-163 estão sob responsabilidade da Concessionária Rota do Oeste, que se comprometeu a duplicar mais de 450 km de asfalto no Estado. Entretanto, apenas 120 km de duplicação foram executados. O não cumprimento do contrato passou a ser apontado como a principal causa de mortes registradas na rodovia.

Em 2021, a Rota do Oeste concordou com a devolução amigável da concessão, após a intensificação das cobranças quanto a uma solução. Contudo, conforme a ANTT, o processo de uma nova licitação poderia levar até três anos, e resultaria em um aumento no preço da tarifa de pedágio.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Rapaz capota RAM ao sair para buscar amigos em MT
#GERAL
VEÍCULO EMPRESTADO
Rapaz capota RAM ao sair para buscar amigos em MT
Seduc amplia projeto piloto de mentoria para fortalecer ensino de professores
#GERAL
Seduc amplia projeto piloto de mentoria para fortalecer ensino de professores
Jovem é estuprada por dois rapazes após sair de boate em Cuiabá
#GERAL
MANÍACOS DO SANDERO
Jovem é estuprada por dois rapazes após sair de boate em Cuiabá
Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo neste domingo
#GERAL
Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo neste domingo
Cinco motoristas são presos dirigindo bêbados na Avenida das Torres
#GERAL
LEI SECA
Cinco motoristas são presos dirigindo bêbados na Avenida das Torres
Bêbado perde controle de caminhonete e arranca poste em VG
#GERAL
VÍDEO E FOTOS
Bêbado perde controle de caminhonete e arranca poste em VG
Confira Também Nesta Seção: