Da Redação
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) embargou mais sete emprendimentos e apreendeu uma máquina retroescavadeira, na segunda etapa de fiscalização nos loteamentos do Coxipó do Ouro, em Cuiabá.
A Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos da Sema teve o apoio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) para a ação, que ocorreu nos dias 20 e 21 de maio.
Os empreendimentos foram autuados por supressão vegetal sem autorização, intervenções em Área de Preservação Permanente, aterramento de curso d'água, corte de morro para abertura de vias de acesso e, até mesmo, instalação de uma ponte de madeira na margem do Rio Coxipó.
Somando com os empreendimentos embargados na primeira etapa da operação, foram 17 empreedimentos irregulares identificados desde o início do ano.
No dia 20 foram embargados quatro empreendimentos: Japuíra - instalado há mais de 5 anos; Paraíso das Palmeiras, da Secolo Empreendimentos; Chácara Tarumã, de responsabilidade da Império imobiliária; e um loteamento sem identificação e em fase de instalação e lançamento, sendo o responsável a imobiliária Realize.
Dia 21, foram examinados e autuados os empreendimentos de três loteamentos: Recanto das Águas, Águas do Coxipó, e um que ainda não foi idetificado, em fase de lançamento.
A fiscalização verificou, durante as inspeções, que o Loteamento Recanto das Águas, tendo como responsável a Imobiliária Império, descumpriu o ambargo de autuação anterior, continuando com o aterramento de APP, continuidade de implantação de estruturas e edificações.
Já no Loteamento Águas do Coxipó, e em loteamento em instalação e sem identificação, foi necessária a apreensão de máquina, além de flagrante de danos ambientais observados na instalação, recente soterramento de curso d'água, e degradação de área especial em preservação como desmate e corte de morros.
DENÚNCIAS - O cidadão pode denunciar crimes ambientais pelo disque denúncia (0800 65 3838), pelo site Fale Cidadão da Ouvidoria Geral do Estado (www.ouvidoria.controladoria.mt.gov.br/falecidadao) ou pelo aplicativo MT Cidadão.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.