Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

MEIO AMBIENTE Segunda-feira, 29 de Abril de 2024, 16:04 - A | A

29 de Abril de 2024, 16h:04 - A | A

MEIO AMBIENTE / FISCALIZAÇÃO

Mais de 40 áreas são multadas por construções na beira do Rio Araguaia

DA ASSESSORIA



Mais de 40 autos de infração ambiental foram lavrados durante fiscalização realizada por uma força-tarefa em construções irregulares construídas dentro da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Araguaia. A operação foi coordenada pela Promotoria de Justiça de São Félix do Araguaia (a 1.200km de Cuiabá), visando o mapeamento e a autuação de edificações irregulares.

A força-tarefa, integrada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), realizou fiscalizações entre os dias 24 e 27 de abril de 2024.

Com procedimentos administrativos em trâmite, tanto no MPMT quanto no MPF, foi constatada a existência de diversas construções em áreas não consolidadas às margens do Rio Araguaia, dentro da faixa de preservação permanente. As infrações apontadas por imagens de satélite se confirmaram in loco, razão pela qual as equipes lavraram mais de quarenta autos de infração ambiental.

Leia mais:

TJ define lista de advogados que disputam vaga de membro do TRE-MT

“A autuação administrativa expedida pela SEMA contra os infratores será acompanhada de convocação, que indicará data e horário de audiência, a ser realizada na Promotoria de Justiça. A finalidade é a formalização de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que abarcará os danos ambientais, bem como a celebração de acordos na seara penal, nos casos cabíveis. Trata-se de inovadora abordagem interinstitucional que visa resolver, extrajudicialmente, de forma célere, eficaz e unificada todos os ilícitos apurados”, disse o promotor de justiça Marco Antonio Prado Nogueira Perroni.

Além da identificação e notificação das irregularidades, a força-tarefa buscou iniciar o mapeamento de alternativas para a regularização ambiental da zona urbana de São Félix do Araguaia. Por isso, naquela oportunidade, o MPF e o MPMT elaboraram recomendação conjunta para que o Município realize estudos de identificação e delimitação das áreas ocupadas às margens do Araguaia, assim como apresente projeto preventivo para evitar novas ocupações na área e elabore projeto de regularização fundiária urbana (Reurb).

“A conclusão do processo de regularização fundiária vai proporcionar significativos ganhos socioambientais, na medida em que trará segurança jurídica para os proprietários e empreendedores que possuam ou ocupem imóveis passíveis de regularização”, completou o procurador da República Guilherme Tavares, integrante do Grupo de Trabalho da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (GT – Araguaia-Tocantins), autor de ações de conservação nesta bacia hidrográfica.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Mais dois envolvidos são presos por mortes de candidata e irmã em MT
#GERAL
INVESTIGAÇÃO
Mais dois envolvidos são presos por mortes de candidata e irmã em MT
Pastor encontra
#GERAL
MORTE INVESTIGADA
Pastor encontra "irmã de igreja" morta dentro de casa em VG
Cunhado encontra homem morto a facadas dentro de casa em VG
#GERAL
HOMICIDIO
Cunhado encontra homem morto a facadas dentro de casa em VG
Idoso estuprador é recapturado após fugir da cadeia em MT
#GERAL
BOA AÇÃO
Idoso estuprador é recapturado após fugir da cadeia em MT
Jovem defende mãe de agressões e leva facadas do padrasto
#GERAL
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Jovem defende mãe de agressões e leva facadas do padrasto
Homem leva facada de companheira e pede socorro na rua em MT
#GERAL
RONDONOPÓLIS
Homem leva facada de companheira e pede socorro na rua em MT
Confira Também Nesta Seção: