MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
Um incêndio florestal iniciado há cerca de um mês chegou nos últimos dias próximo à cidade de Cáceres, no Pantanal mato-grossense. O Corpo de Bombeiros atua contra o fogo na região desde a última quarta-feira (31).
Uma moradora informou à reportagem que o fogo está praticamente dentro da cidade e que teria iniciado há cerca de um mês. A suspeita é que o primeiro foco de incêndio teria sido iniciado em uma fazenda da região depois de uma festa, em setembro, com queima de fogos de artifício.
Parte do fogo desceu para outras propriedades mais ao sul, enquanto parte das chamas se alastrou em direção a ranchos próximos da cidade de Cáceres, à beira do Rio Paraguai.
Leia mais:
Juiz decreta prisão preventiva de motocicilista que atropelou e matou criança em Sinop
Restaurantes e pesqueiros da região têm sido invadidos pela fumaça das queimadas.
Reprodução/ALARMES
Focos de incêndio: quanto mais escura a cor, mais recente é o alerta do fogo, que vai em direção à cidade
O fogo, segundo os relatos, tem "pulado" de uma ilha para outra, apesar serem de separadas pelo Paraguai com largura de 300 metros a 600 metros.
Alertas de focos de incêndio da plataforma ALARMES, desenvolvida pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ), mostram focos de incêndio recentes na porção sul da cidade de Cáceres, na região de mata ciliar do Rio Paraguai.
Veja a nota do Corpo de Bombeiros:
Desde quarta-feira (31), 8 militares dos Bombeiros combatem um incêndio na região do Pantanal em Caceres, próximo a um pesqueiro às margens do rio.
A Sala de Situação Central, em Cuiabá, monitora remotamente o incêndio com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.
Veja vídeos dos incêndios:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.